Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > GCUB termina com acordos de cooperação entre as Universidades

GCUB termina com acordos de cooperação entre as Universidades

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Lopes, foi eleito para o Conselho Fiscal do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). A eleição ocorreu durante o IV Seminário do GCUB realizado na Universidade Federal do Paraná. O Seminário levou a Curitiba pesquisadores de diversas áreas e universidades para proferir oficinas e palestras sobre cooperação universitária e internacionalização da educação superior.

Reitor Arimatéia Lopes assume cadeira em Conselho Fiscal do GCUB

O Conselho é formado ainda pelos reitores das Universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

O seminário reuniu cerca de 300 gestores de universidades do Brasil, Europa e Américas e teve como tema central "A Universidade na Ordem Mundial Contemporânea", visando a cooperação internacional entre as universidades participantes.

Grupo Coimbra

O GCUB mantém vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural com organizações internacionais e com redes de universidades de diferentes continentes. Como exemplo, podem ser citadas as parcerias com a Organização dos Estados Americanos - OEA, o Instituto Internacional de la Unesco para la Educación Superior en América Latina y El Caribe - IESALC, a Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior - ANUIES, no México, e com a Agence Universitaire de la Francophonie - AUF.

Suas ações são apoiadas por vários órgãos do Governo Federal do Brasil, como a Capes/MEC, o CNPq/MCT, a SESU/MEC e a Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores - DCE/MRE.

Fotos: Leonardo Bettinelli/UFPR