Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Comunicação promove projeto de inclusão social em comunidade
Início do conteúdo da página

Curso de Comunicação promove projeto de inclusão social em comunidade

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Com o intutito de levar informação e dar voz aos anseios da comunidade do bairro Água Mineral, zona norte de Teresina, os estudantes do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participam do Projeto de Extensão "Mineral Notícias".

Terceira edição do Mineral Notícias (Foto divulgação)

"O projeto surgiu a partir da provocação de um aluno do curso, que sensibilizado com a atitude do líder comunitário do bairro Água Mineral, Sr. Antônio Castro Alves, em procurar auxílio na coordenação do curso de Comunicação para a criação de um jornal comunitário, nos questionou: por que a gente não faz algo por essa comunidade? Então a comunidade veio até nós, o aluno também, por isso considero esse o lado mais positivo de todo o projeto", afirma a professora Jacqueline Dourado, chefe do Departamento do curso de Comunicação Social e coordenadora geral do projeto.

De acordo com a professora Denise Moura, jornalista responsável pela parte técnica do projeto, o objetivo era trazer a comunidade para dentro do jornal, fazer com que eles se reconhecessem. "Buscamos um designer gráfico de fácil entendimento, de fácil compreensão e que a comunidade se reconhecesse. O objetivo é trazer a comunidade para dentro do jornal, portanto, as edições são bastante ilustrativas, com muitas fotos dos moradores e das atividades realizadas no bairro".

Professoras Denise Moura e Jacqueline Dourado

Para Tertuliano Oliveira, graduando do curso de Comunicação Social, responsável pela ideia de transformar o sonho do Sr. Antônio Castro Alves no Projeto "Mineral Notícias", essa é uma oportunidade extremamente valiosa tanto para os alunos como para a comunidade. "A troca de experiências é intensa. Além de desenvolvermos o lado prático, com execução de todas as etapas, desde a escolha das pautas, até a diagramação e entrega do jornal na comunidade, desenvolvemos o lado social. O aprendizado é teórico, prático e principalmente social", explica.

O projeto é voluntário e isento de qualquer outro tipo de interesse que não seja contribuir para melhorar a realidade dos moradores daquele bairro, promover visibilidade e conseguir auxílio para resolução dos problemas, além de construir junto com os moradores mais um capítulo na história do Água Mineral.

Conquistas

O projeto que começou voluntariamente, hoje faz parte do programa de extensão da UFPI, com a concessão de bolsas para parte dos alunos. "A coordenação do curso teve a preocupação de transformar o "Mineral Notícias" em um projeto de extensão, auxiliando em tudo o que foi possível para a realização do mesmo", comenta Jacqueline Dourado.

De acordo com a professora Denise, a comunidade colabora com a indicação das pautas e na última edição, a terceira, já há publicação de material produzido pela própria comunidade. "Na terceira edição fizemos uma campanha de redação com os alunos da escola do bairro. Deixamos o tema livre e pedimos para que eles produzissem um texto. Foi incrível perceber a preocupação deles em produzir um texto apontando as dificuldades que o bairro possui e o desejo de que isso se tornasse do conhecimento do Poder Público".

Novos sonhos
Os novos sonhos estão relacionados a uma efetiva participação da comunidade na construção de todas as etapas do jornal, além de promover o contato da comunidade com o mundo acadêmico. "A cada edição tentamos aprimorar. Nessa última, a terceira, trouxemos um texto escrito pela comunidade. O próximo projeto é montar uma turma de diagramação com pessoas da comunidade, trazê-los para a Universidade, ensinar o processo de construção das matérias para que no futuro eles possam assumir o controle do jornal", explica Denise.

Para Tertuliano Oliveira, o objetivo é mostrar que é possível desenvolver um projeto de cunho social, voltado para a comunidade. "Queremos que no futuro os moradores sejam os protagonistas do jornal e façam uso dele como uma ferramenta de reivindicação dos seus direitos sociais. Queremos também deixar a semente para que outros surjam".

Confira a versão online do "Mineral Notícias": http://mineralnoticiasufpi.blogspot.com.br/

 

Fim do conteúdo da página