Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Comunicação promove projeto de inclusão social em comunidade

Curso de Comunicação promove projeto de inclusão social em comunidade

Com o intutito de levar informação e dar voz aos anseios da comunidade do bairro Água Mineral, zona norte de Teresina, os estudantes do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participam do Projeto de Extensão "Mineral Notícias".

Terceira edição do Mineral Notícias (Foto divulgação)

"O projeto surgiu a partir da provocação de um aluno do curso, que sensibilizado com a atitude do líder comunitário do bairro Água Mineral, Sr. Antônio Castro Alves, em procurar auxílio na coordenação do curso de Comunicação para a criação de um jornal comunitário, nos questionou: por que a gente não faz algo por essa comunidade? Então a comunidade veio até nós, o aluno também, por isso considero esse o lado mais positivo de todo o projeto", afirma a professora Jacqueline Dourado, chefe do Departamento do curso de Comunicação Social e coordenadora geral do projeto.

De acordo com a professora Denise Moura, jornalista responsável pela parte técnica do projeto, o objetivo era trazer a comunidade para dentro do jornal, fazer com que eles se reconhecessem. "Buscamos um designer gráfico de fácil entendimento, de fácil compreensão e que a comunidade se reconhecesse. O objetivo é trazer a comunidade para dentro do jornal, portanto, as edições são bastante ilustrativas, com muitas fotos dos moradores e das atividades realizadas no bairro".

Professoras Denise Moura e Jacqueline Dourado

Para Tertuliano Oliveira, graduando do curso de Comunicação Social, responsável pela ideia de transformar o sonho do Sr. Antônio Castro Alves no Projeto "Mineral Notícias", essa é uma oportunidade extremamente valiosa tanto para os alunos como para a comunidade. "A troca de experiências é intensa. Além de desenvolvermos o lado prático, com execução de todas as etapas, desde a escolha das pautas, até a diagramação e entrega do jornal na comunidade, desenvolvemos o lado social. O aprendizado é teórico, prático e principalmente social", explica.

O projeto é voluntário e isento de qualquer outro tipo de interesse que não seja contribuir para melhorar a realidade dos moradores daquele bairro, promover visibilidade e conseguir auxílio para resolução dos problemas, além de construir junto com os moradores mais um capítulo na história do Água Mineral.

Conquistas

O projeto que começou voluntariamente, hoje faz parte do programa de extensão da UFPI, com a concessão de bolsas para parte dos alunos. "A coordenação do curso teve a preocupação de transformar o "Mineral Notícias" em um projeto de extensão, auxiliando em tudo o que foi possível para a realização do mesmo", comenta Jacqueline Dourado.

De acordo com a professora Denise, a comunidade colabora com a indicação das pautas e na última edição, a terceira, já há publicação de material produzido pela própria comunidade. "Na terceira edição fizemos uma campanha de redação com os alunos da escola do bairro. Deixamos o tema livre e pedimos para que eles produzissem um texto. Foi incrível perceber a preocupação deles em produzir um texto apontando as dificuldades que o bairro possui e o desejo de que isso se tornasse do conhecimento do Poder Público".

Novos sonhos
Os novos sonhos estão relacionados a uma efetiva participação da comunidade na construção de todas as etapas do jornal, além de promover o contato da comunidade com o mundo acadêmico. "A cada edição tentamos aprimorar. Nessa última, a terceira, trouxemos um texto escrito pela comunidade. O próximo projeto é montar uma turma de diagramação com pessoas da comunidade, trazê-los para a Universidade, ensinar o processo de construção das matérias para que no futuro eles possam assumir o controle do jornal", explica Denise.

Para Tertuliano Oliveira, o objetivo é mostrar que é possível desenvolver um projeto de cunho social, voltado para a comunidade. "Queremos que no futuro os moradores sejam os protagonistas do jornal e façam uso dele como uma ferramenta de reivindicação dos seus direitos sociais. Queremos também deixar a semente para que outros surjam".

Confira a versão online do "Mineral Notícias": http://mineralnoticiasufpi.blogspot.com.br/