Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor participa do IV Seminário Internacional do Grupo Coimbra

Reitor participa do IV Seminário Internacional do Grupo Coimbra

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Arimatéia Dantas, encontra-se em Curitiba participando do IV Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que acontece na Universidade Federal do Paraná, no período de 28 a 30 de novembro de 2012. O evento reúne representantes de universidades e pesquisadores de diversas áreas que participam de palestras sobre cooperação universitária e internacionalização da educação superior.

Reitor Arimatéia Dantas durante abertura do IV Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades

Fotos: Rodrigo Juste Duarte - UFPR

A quarta edição do Seminário tem como tema "A Universidade na Ordem Mundial Contemporânea" e ocorre simultaneamente com a V Assembleia Geral do GCUB. O evento é uma oportunidade para os dirigentes das universidades desenvolverem novos projetos e parcerias, incentivando a internacionalização e o intercâmbio de conhecimento entre as Instituições de Ensino Superior que integram o Grupo.

O reitor da UFPI aproveitou a oportunidade para a prospecção de futuros convênios e classificou como proveitosa a participação da Instituição no evento. "Além de assistirmos diversas palestras ministradas por representantes de universidades latino-americanas e europeias, participar do evento nos permitiu realizar contatos preliminares com os palestrantes no sentido de discutir a possibilidade de realização de parcerias entre a UFPI e universidade representadas no evento, visando oportunizar a nossos estudantes e professores intercâmbio com essas instituições", disse Arimatéia Dantas.

Como resultado de novos contatos voltados para a internacionalização, o reitor da UFPI conversou com a Chefe do Escritório de Cooperação e Assuntos Internacionias da Colômbia, Natalia Jaramillo Manjarrés, com  a representante da Faculdade de Direito da Universidade de Macau - China, Prof.ª Dr.ª Wei Dan (que se mostrou interessada na celebração de convênio com a UFPI para permitir intercâmbio para estudantes e professores do curso de Direito) e com a Chefe da Divisão de Temas Educacionais do Itamaraty, Almerinda Augusta de Freitas Carvalho, que colocou-se à disposição para colaborações do Itamaraty com relação a assuntos de interesse de estudantes e professores intercambistas.

A Universidade Federal do Piauí integra as 52 instituições que compõem o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Confira a programação do evento.

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, em solenidade acadêmica realizada na Universidade de Coimbra, Portugal. O GCUB tem como missão promover a integração interinstitucional e internacional de suas associadas, mediante programas que envolvem docentes, discentes e técnicos, contribuindo para o processo de internacionalização da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.