Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > FUNPRESP realiza palestra na UFPI
Início do conteúdo da página

UFPI realiza premiação da 12º OBMEP

Imprimir
Publicado: Quinta, 10 de Agosto de 2017, 14h50

10.08 OBMEP (41).jpg

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (10), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a 12º premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento aconteceu no Espaço Noé Mendes e contou com alunos, professores e autoridades de todo o Piauí. Neste ano foram premiados 95 alunos do estado, que receberam medalhas de ouro, prata e bronze.

Estiverem presentes para compor a mesa de honra, a Vice-Reitoria da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias; a Secretária de Educação do Estado do Piauí, Rejane Dias; o Secretário Municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma; representando o Coordenador Geral da OBMEP, Prof. Dr. Pedro Luiz Malagutti; o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto; o Prof. Dr. Jurandir de Oliveira Lopes, Coordenador do Curso de Matemática da UFPI e Coordenador da Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PIC ME); e o Presidente da Coordenadoria Permanente de Seleção COPESE / UFPI e Coordenador do PIC ME, Prof. Dr. Gilvan Oliveira.

10.08 OBMEP (57).jpg

Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, falou da presença da UFPI na OBMEP. “A UFPI tem uma responsabilidade na OBMEP, pois temos vários professores envolvidos de projetos diretamente e voltados para a formação desses estudantes. As olimpíadas hoje estão cada vez mais se disseminando nas escolas públicas de vários municípios do nosso estado. E a nossa universidade é uma grande parceira na formação e qualificação desses professores que estão envolvidos com o desenvolvimento educacional dos alunos participantes”, concluiu.

10.08 OBMEP (172).jpg

Governador do Piauí, Wellington Dias

Segundo o Governador do Piauí, Wellington Dias, a olimpíada de matemática é uma forma de melhorar a educação do país. “A  OBMEP é uma homenagem que nós fazemos aqui a esses medalhistas, pois é uma forma de incentivar a participação. Certamente, serão pessoas que terão não só essa vitória, em relação às medalhas, mas também vitórias na vida. Espero que isso seja um estímulo para que outros alunos participem da olimpíada de matemática e de outras áreas”, proferiu.

10.08 OBMEP (127).jpg

Prof. Dr. Egnilson Miranda de Moura, Coordenador Regional do Sul do Piauí

O Coordenador Regional do Sul do Piauí e Prof. Dr. da UFPI, Egnilson Miranda de Moura, explicou o resultado da OBMEP no estado. “Este ano, nós tivemos 11 medalhas de ouros, 20 de prata e 65 de bronze para o estado, isso de cerca de 19 milhões de estudantes que participaram no ano passado. É uma grande participação do nosso estado, e nos últimos anos, vêm crescendo o número de alunos piauienses premiados, graças ao apoio da universidade e dos professores, representado por mim, pela Professora Sissy, pelo Professor João Xavier, atual Pró-Reitor de Pesquisa, que foi quem  trouxe a Olimpíada para o Piauí. Inclusive, a sua origem foi no nosso estado e no Ceará”, disse.

10.08 OBMEP (162).jpg

Profa. Dra. Sissy da Silva Souza, Coordenadora Regional do Centro Norte do Piauí

A Coordenadora Regional do Centro Norte do Piauí e Professora da UFPI do Campus de Parnaíba, Profa. Dra. Sissy da Silva Souza, falou da participação dos professores da UFPI nas olimpíadas. “Nós, coordenadores regionais, somos professores da UFPI e nós desenvolvemos nossos projetos com apoio de docentes da instituição. Temos o programa de iniciação cientifica em Mestrado da OBMEP que é desenvolvido dentro do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI e conta com orientadores do Departamento de Matemática da nossa universidade. Para nós que temos a UFPI como nossa casa, é um orgulho estar trazendo os medalhistas da OBMPE, porque hoje nessa instituição temos vários exemplos de medalhistas de diversas edições que são professores daqui e alunos de outros cursos de outras áreas além da Matemática”, proferiu.  

10.08 OBMEP (2).jpg

Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI

Para o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, a UFPI tem reconhecimento da olimpíada. “O momento mais importante da OBMEP é essa premiação que permite a integração dos alunos e professores premiados de todas as regiões do Piauí. E pelo fato da UFPI estar sediando esse evento, significa que temos o reconhecimento do apoio que o Departamento de Matemática da nossa instituição dá à OBMEP em todos os programas que corresponde a iniciação cientifica, como o programa de mestrado da OBMEP e também o processo de aplicação da prova das olimpíadas. O envolvimento da UFPI nesse mega evento representa muito para a sociedade piauiense”, frisou.

10.08 OBMEP (155).jpg

Damires Barros, aluna da Escola Municipal Nossa Senhora da Aparecida

Uma das premiadas do evento, a aluna Damires Barros, da Escola Municipal Nossa Senhora da Aparecida, localizada no município de  Alvorada do Gurguéia , contou que pretende estudar na UFPI em um curso do ramo da Matemática. "Estou muito feliz e estou trazendo muito orgulho para a minha cidade e escola. Ganhar a medalha de bronze mostra o reconhecimento do esforço que tenho com os estudos”, declarou.

É a segunda vez que a UFPI sedia a premiação da OBMEP. A primeira vez foi no ano passado na 11º edição do evento. A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

10.08 OBMEP (47).jpg

 Durante realização da premiação da OBMEP

Fim do conteúdo da página