Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Novo sistema de cotas será implantado na UFPI

Novo sistema de cotas será implantado na UFPI

No mês de agosto, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas das universidades federais aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino. A seleção de alunos para o primeiro semestre de 2013 já deve reservar pelo menos 12,5% de suas vagas para os alunos de escolas públicas, sendo quatro anos o limite máximo para que as universidades atinjam o percentual estipulado pela lei.

Presidenta Dilma durante solenidade de sanção do Projeto de Cotas Sociais

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, a Universidade Federal do Piauí decidiu, por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), iniciar com a reserva de 12,5% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas no ano de 2013. “A UFPI já tinha sistema de cotas, mas esse novo sistema diferencia-se do antigo por ser mais complexo, pois envolve, além da questão de se estudar em escola pública, a renda per capita e a raça do candidato”, explicou.

A Pró-Reitora ainda declarou que, para atender à demanda de forma satisfatória, a porcentagem de vagas reservadas às cotas deve aumentar gradativamente durante os quatro anos. “Por ser a primeira vez com esse novo sistema, o CEPEX achou mais responsável agir atendendo ao mínimo possível, para adquirir experiência ao longo dos anos, a fim de atingir a reserva de 50% das vagas aos alunos de escola pública até o prazo estipulado pelo Governo Federal”, afirmou.