Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Novo sistema de cotas será implantado na UFPI
Início do conteúdo da página

Novo sistema de cotas será implantado na UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

No mês de agosto, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas das universidades federais aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino. A seleção de alunos para o primeiro semestre de 2013 já deve reservar pelo menos 12,5% de suas vagas para os alunos de escolas públicas, sendo quatro anos o limite máximo para que as universidades atinjam o percentual estipulado pela lei.

 

Presidenta Dilma durante solenidade de sanção do Projeto de Cotas Sociais

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, a Universidade Federal do Piauí decidiu, por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), iniciar com a reserva de 12,5% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas no ano de 2013. “A UFPI já tinha sistema de cotas, mas esse novo sistema diferencia-se do antigo por ser mais complexo, pois envolve, além da questão de se estudar em escola pública, a renda per capita e a raça do candidato”, explicou.

A Pró-Reitora ainda declarou que, para atender à demanda de forma satisfatória, a porcentagem de vagas reservadas às cotas deve aumentar gradativamente durante os quatro anos. “Por ser a primeira vez com esse novo sistema, o CEPEX achou mais responsável agir atendendo ao mínimo possível, para adquirir experiência ao longo dos anos, a fim de atingir a reserva de 50% das vagas aos alunos de escola pública até o prazo estipulado pelo Governo Federal”, afirmou.

Fim do conteúdo da página