Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > OBJUVE participará do VII JUBRA em Fortaleza

OBJUVE participará do VII JUBRA em Fortaleza

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), representada pelo Observatório das Juventudes e Violências nas Escolas (OBJUVE), do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, no Centro de Ciências da Educação (CCE), estará presente no VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), em Fortaleza-CE, nos dias 12 a 15 de agosto de 2017. O OBJUVE integrará com outras entidades a REDEJUBRA que será formalmente instituída na ocasião.

Professora Dra. Shara Jane Coordenadora do OBJUVE

Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad, Coordenadora do OBJUVE

A caravana da UFPI têm cerca de 30 trabalhos a serem apresentados. A Profa. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad, Coordenadora do OBJUVE e parte do Conselho Nacional do Evento, explica como acontecerá a participação do observatório. “A nossa participação será desde a apresentação de comunicações orais, provenientes dos trabalhos de conclusão de curso, da iniciação científica, do mestrado e do doutorado, nos Grupos de Trabalho, bem como nas mesas-redondas aprovadas, tornando-se, neste contexto, evento também de criação formativa”, ressalta.

Nos dias do evento, a programação alia atividades científicas, artísticas e de formação, tais como Grupos de Trabalho para comunicações orais e mesas-redondas, Simpósio Acadêmico, além de mostra audiovisual, exposição fotográfica e apresentações culturais.

O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) apresentará um relato de experiência resultante do projeto “Saberes e fazeres da prática inclusiva: Experiências de formação profissional”. O projeto teve início em 2016 com o objetivo de inserir estudantes da Universidade Federal do Piauí em processos de aprendizagens e qualificação profissional. Dentre os desafios propostos pelo projeto, estava o de oportunizar a estes jovens a vivência de situações relativas à sua área de atuação vinculadas ainda com a Política de Educação Inclusiva da UFPI. As ações e atividades desenvolvidas, sob a tutela do NAU, viabilizaram experiências de incentivo ao aprendizado, de disseminação das políticas de inclusão e acessibilidade, de tecnologias colaborativas e de qualificação profissional. Trouxeram ainda, para o centro do debate sobre formação acadêmica, aspectos relevantes para o exercício e/ou trabalho cotidiano do pedagogo, do assistente social e do comunicador social.

O VII Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA) é um evento científico internacional, que congrega pesquisadores, professores brasileiros e estrangeiros, profissionais, estudantes, jovens, gestores públicos e agentes comunitários para a discussão de pesquisas, programas e projetos sociais referentes às juventudes.

jubra2017