Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 25º BC celebra atividades com o Curso de História da UFPI

25º BC celebra atividades com o Curso de História da UFPI

Cel. Nixon Frota durante o evento

Coronel Francisco Nixon Frota

O curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu visita do comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exercito Brasileiro (25º BC), Coronel Francisco Nixon Frota, que realizou um palestra visando divulgar as formas de acesso à instituição militar. No contato com estudantes, o Coronel Nixon ressaltou a importância do Exército para a construção da nacionalidade brasileira e sobre a possibilidade dos alunos seguirem uma carreira promissora junto à instituição militar. O Cel. visitou  também o Núcleo de Pesquisa e Memória do Piauí (NUPEM) e o Programa de Educação Tutorial  PET História.

Cel. Nixon Frota e juntamente com oficiais do 25º Bat aos alunos de História

Cel. Nixon Frota  juntamente com oficiais do 25ºBC

Desde janeiro, tem sido construída uma parceria visando celebrar o aniversário do Batalhão que será no dia 02 de janeiro de 2018. As comemorações, segundo Coronel Nixon Frota, deverão iniciar já nesse ano com a realização de uma serie de palestras envolvendo professores do curso de História da UFPI sobre temáticas relativas à história do batalhão e do Exercito Brasileiro em Teresina e no Piaui.

Cel. Nixon Frota em visita ao NUPEM com o Prof. Dr. Johny Santana e Prof. Rodrigo Caetano

Coronel Nixon e Prof. Dr Johny Santana de Araujo, do Curso de História.

A história e a memoria da guarnição também ganharão destaque por meio de pesquisas realizadas sobre a unidade, que resultarão em um livro sobre a História dos 100 anos da corporação em Teresina. De acordo com o Prof. Johny, "alguns momentos são de grande relevância como a passagem da Coluna Prestes, a participação do Batalhão na Segunda Guerra Mundial e nas missões internacionais de paz" afima . Dentre outras ações que se pretende realizar junto ao Batalhão, encontram-se o estudo de viabilidade de recuperação do acervo documental do Batalhão e a criação de um museu, que, de acordo com o Cel. Nixon, contribuirá para a manutenção de um arquivo e de um espaço de preservação da História e da memoria do Batalhão.