Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza II Colóquio Regional de Matemática

UFPI realiza II Colóquio Regional de Matemática

Está sendo realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o II Colóquio de Matemática da Região Nordeste. Com mais de 500 inscritos, o evento começou no dia 18 de novembro e encerrará no próximo sábado, dia 24, e conta com a participação de grandes nomes da Matemática brasileira para apresentar diversas atividades voltadas para os alunos, minicursos para qualificação de professores, palestras, oficinas, mesa redonda, exposição interativa em Matemática.

Segundo o coordenador geral do evento, professor Newton Luís Santos, do departamento de Matemática da UFPI, é altamente significativo para a instituição estar sediando um evento desse porte. "Estamos recebendo pessoas do país inteiro. São pesquisadores, professores e alunos não só da área, mas de áreas afins também. O evento possibilita, portanto, a troca de conhecimento e tem como objetivo maior popularizar a Matemática", afirma o professor.

Para a professora Sônia Pinto de Carvalho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Colóquio das Regiões é uma oportunidade extremamente importante para a disseminação da Matemática. "Essa troca de conhecimento matemático, a oportunidade de estar conhecendo pessoas de lugares diferentes, isso tudo ajuda a dar uma renovada na área", avalia.

A coordenação do evento não manteve o foco apenas em um público mais avançado, principalmente pelo fato de se tratar de uma oportunidade de popularização da Matemática. Assim, tanto alunos do ensino básico, como da graduação e pós-graduação encontram atividades do seu interesse. Um exemplo disso é a exposição dos trabalhos que são realizados no laboratório Ensino da Matemática e Estatística, da Bahia.

Para Hildima Ribeiro, aluna do 3° período de Matemática da UESPI, a divulgação do evento foi de fundamental importância, além disso o Colóquio proporciona aos alunos o contato com professores renomados e isso estimula a paixão pela área. "A gente vê tanto coisas mais avançadas, de nível altíssimo, como assuntos relacionados ao que vemos em sala de aula. Isso aguça a nossa curiosidade e alimenta o interesse pelo nosso curso", relata Hildima.

Já para Salvino Coimbra, aluno do mestrado em Matemática da UFPI, PROFMAT, "O evento é de suma importância para a comunidade acadêmica em geral, pois como nós sabemos, a Matemática está em tudo. É uma honra, portanto, um evento desse porte estar sendo realizado aqui na UFPI", analisa.