Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Form@re, revista do PARFOR/UFPI, recebe Qualis da Capes

Form@re, revista do PARFOR/UFPI, recebe Qualis da Capes

A revista Form@re, publicação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi inserida recentemente no Qualis, um sistema de classificação de periódicos nacionais e internacionais que representam a produção intelectual em diversas áreas do conhecimento, sendo reconhecida com Qualis B5 nas áreas de Educação, Ciências ambientais, Geografia e Letras/Linguística.

revista parfor

Em geral, um dos principais critérios utilizados por todas as áreas no Qualis é que o periódico apresente um elevado fator de impacto em portais e bases de dados reconhecidas mundialmente. Outros critérios podem ser: 1) número de artigos publicados por triênio; 2) periodicidade; 3) acessibilidade; 4) publicação de artigos de autores de instituições diferentes daquela que edita o periódico, dentre outras.

Criada em 2013, a revista Form@re tem mantido uma periodicidade semestral, além de publicar edições especiais com trabalhos apresentados em eventos organizados pelo PARFOR. O periódico está hospedado na plataforma OJS (Open Journal Systems), um software desenvolvido pela Universidade British Columbia. No Brasil foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e recebe o nome de Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER.

A Form@re mantém uma comissão editorial formada pelos professores João Benvindo de Moura (UFPI-Letras), Bartira Araújo da Silva Viana (UFPI-Geografia) e Maria da Glória Duarte Ferro (UFPI-Pedagogia), além de um Conselho Editorial composto por oito pesquisadores de destaque no cenário acadêmico brasileiro, representando diversas Instituições de Ensino Superior, além da Profa. Dra. Margaret Finnegan, docente da Flagler College, nos Estados Unidos.

revistar parfor 2

Para a professora Glória Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR / UFPI, a revista Form@re tem se destacado como uma importante ferramenta de divulgação das pesquisas relacionadas ao ensino e à formação de professores, atuando como elemento motivador para a produção acadêmica no âmbito do PARFOR, além de servir como elo entre o programa, o ensino regular e a pós-graduação. “Hoje já cumprimos todos os critérios para subirmos na classificação da Capes. Nossa meta é chegar ao conceito B2 na próxima avalição trienal (2015-2017)”, conclui a professora Glória.

Acesse a revista Form@re e confira todas as edições publicadas.

publicaoes revistas parfor