Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CAPES aprova Mestrado em Psicologia da UFPI
Início do conteúdo da página

Campanha "Sol para Todos" realiza implantação de sistema solar fotovoltaico no Abrigo São Lucas

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 12h29

Teve início a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico no Abrigo São Lucas (Instituição Filantrópica que cuida de idosos). A iniciativa faz parte das ações da ONG Instituto Piauí Solar, que tem por objetivo promover a difusão de tecnologias energéticas renováveis apropriadas a realidade local e a preservação do meio ambiente.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Instituto Piauí Solar (IPS) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí (GIPES), que agrupa membros de diversos cursos da UFPI e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), participa deste projeto por meio da campanha “Sol para Todos”, responsável por arrecadar fundos para a implantação desse sistema de energia solar no Abrigo São Lucas.

instalacao abrigo2

Instalação do sistema de energia solar no Abrigo São Lucas

A equipe do projeto agradeceu a todos que colaboraram para a sua realização. “Agradecemos o apoio de todos. Juntos estamos levando energia solar para quem precisa”.

O projeto visa proporcionar desconto permanente na "conta de luz" da instituição, buscando também difundir essa tecnologia limpa e renovável de geração de energia elétrica que é a energia solar, divulgando os seus benefícios para a população piauiense, além de capacitar jovens na área.

Segundo o Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, um dos organizadores da campanha, a UFPI participa do projeto por meio do grupo de pesquisa GIPES, que possui como membros professores de Engenharia Elétrica e Física e alunos de Engenharia Elétrica, de Produção e Física. O grupo, no âmbito da UFPI, organiza a cada dois anos o Workshop "Piauí Solar" e desenvolve várias ações com alunos de Iniciação Científica. 

instalacao abrigo1

Sistema foi adquirido por meio da campanha "Sol para Todos"

“A campanha "Sol para Todos" nasceu do anseio de que fosse realizado algo concreto relacionado à energia solar envolvendo alunos e professores, mas que também deixasse como resultado um produto que pudesse contribuir com uma instituição de caridade de Teresina”, explica o professor.

Tendo em vista o importante papel das instituições filantrópicas do Piauí e o gasto constante dessas instituições com energia elétrica, o Instituto Piauí Solar (IPS) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí (GIPES) realizaram, em abril de 2016, uma consulta pública por meio de uma enquete na internet para escolher uma entidade filantrópica do Piauí a ser contemplada com um sistema de energia solar. Na ocasião, a Fundação Abrigo São Lucas foi a vencedora, com cerca de 23% dos votos.

instalacao abrigo3

Projeto visa diminuir gastos com a energia

O Abrigo São Lucas

A Fundação Abrigo São Lucas é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que presta serviços à sociedade há mais de 25 anos e tem como objetivo principal o acolhimento institucional a pessoas idosas, que se encontram em condições de exclusão social, promovendo uma convivência em grupo e integrando idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade, expostos a riscos pessoais e sociais em decorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, dentre outras.

Com a instalação do sistema de energia solar a instituição terá abatimento na conta de luz e poderá reinvestir os recursos economizados em outras atividades e/ou suprir outras necessidades.

Confira mais informações no site da campanha.

Fim do conteúdo da página