Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora e alunos da UFPI conquistam Prêmio Santander Universidades

Professora e alunos da UFPI conquistam Prêmio Santander Universidades

Na tarde desta quarta-feira (21), a professora Sandra Regina Lestinge, do Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus), e os alunos Rômulo Vargas Lustosa e Higor Lucena foram premiados com o Prêmio Santander Universidades 2012 na categoria Universidade Solidária. A cerimônia de premiação ocorreu no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, e contou também com a presença do Reitor José Arimatéia Dantas Lopes. Os vencedores de cada categoria foram agraciados com um troféu e R$ 50 mil.

O projeto vencedor, intitulado Intervenção socioeconômica em Uruçuí-Una: O uso do buriti (Mauritia flexuosa L.) como potencial para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores rurais da Estação Ecológica de Uruçuí-Una-PI, concorreu com outros 11 finalistas. Nascido dentro do PET (Programa de Educação Tutorial) de Bom Jesus, o projeto busca utilizar todo o potencial do buriti para gerar renda para a região de Uruçuí-Una, no sul do estado. Além de alunos de cinco cursos de graduação da UFPI, também integram o programa de intervenção socioambiental professores, parceiros e a comunidade.

As metodologias envolvem a oferta de oficinas, encontros e reuniões, afirmativas e participativas. Com a conclusão do projeto, espera-se que as famílias adquiram autonomia e melhorem a autoestima, sua inserção em arranjos produtivos com sustentabilidade social, ambiental, econômica e cultural de modo a garantir a melhoria da qualidade de vida.