Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza solenidade de transmissão de cargo de Reitor e posse de Vice

UFPI realiza solenidade de transmissão de cargo de Reitor e posse de Vice

Aconteceu nesta terça-feira (20), no Espaço Cultural Noé Mendes, a solenidade de transmissão de cargo de Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Professor Doutor José Arimatéia Dantas Lopes, empossado em Brasília na última segunda-feira (19), recebeu o cargo do Professor Doutor Luiz de Sousa Santos Júnior. A solenidade foi prestigiada pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio Filho; pelo Vice-governador do Estado, Antonio José de Moraes Souza Filho; Vice-presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Fernando Carvalho Mendes; ex-reitor da UFPI, professor Charles Camilo da Silveira; Reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Carlos Alberto Pereira, demais autoridades locais, familiares, servidores (professores e técnicos administrativos) e estudantes da instituição.

Na abertura da cerimônia o grupo musical Brasil Musicâmara, com cantores e solicitas dos Departamento de Música e de Artes apresentaram-se para os convidados. Em seguida, de acordo com o ritual acadêmico, deu-se a procissão do Conselho Universitário da UFPI, tendo à frente o seu então presidente, Magnífico Reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, que realizou a transmissão do cargo de reitor ao Professor Arimatéia Dantas. Após a transmissão do cargo, o novo reitor deu posse à Vice-reitora, Professora Doutora Nadir Nogueira.

O Vice-Governador, em discurso, exaltou o trabalho do professor Luiz Júnior nos últimos oito anos à frente da Administração Superior da Instituição, destacando como legado de sua gestão a conclusão do Hospital Universitário e a interiorização do ensino superior. "A comunidade acadêmica e a sociedade piauiense reconhece o crescimento da UFPI, tanto na capital como no interior. Parabenizo ao novo reitor, professor José Arimatéia Dantas Lopes e à Vice-reitora Nadir Nogueira, que a partir de agora têm o desafio de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo professor Luiz Santos Júnior", disse Moraes Souza Filho.

Luiz Júnior, em seu discurso de despedida, reafirmou seu amor pela UFPI, agradeceu ao Conselho Universitário, aos servidores que participaram de suas gestões (2004-2008 e 2008-2012), à sua mãe, aos filhos e à esposa, que o apoiaram nesses anos. "Agradeço ao Conselho Universitário por ter apoiado a maior expansão da UFPI das últimas décadas com a criação de 19 novos cursos por meio da adesão ao REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Hoje entregamos uma universidade com 77 novos cursos de graduação, destes 50 cursos apenas no interior do Estado", afirmou.

O professor Luiz Júnior destacou os principais indicadores do crescimento da Instituição durante sua gestão. "Antes, em 2004, tínhamos cerca de 12 mil alunos matriculados na graduação regular e hoje temos mais de 30 mil alunos nos ensinos regular e a distância. Aumentamos em mais de 300% o número de bolsas de Iniciação Científica, criamos 22 cursos de mestrado, sendo quatro no interior, e cinco cursos de doutorado. Recebemos a UFPI com 200 professores doutores e hoje temos mais de 600". Ele destacou ainda como legados de sua gestão a avaliação de cursos, a produtividade docente, pesquisas patenteadas e a iniciativa de elaborar projetos para buscar recursos.

Emocionado, Luiz Júnior disse que leva no coração todos os estudantes e servidores que valorizam e trabalham pela UFPI. "Saio feliz e com sentimento de dever cumprido. Queria ter feito mais, mas a renovação é necessária para que possa ser feito mais e melhor pela nossa Instituição. Valeu a pena", concluiu o professor.

A Vice-reitora Nadir Nogueira destacou em seu pronunciamento os caminhos que trilhou na UFPI até a sua chegada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e reafirmou seu compromisso de continuar trabalhando pela melhoria da Instituição. "Vou continuar a viver a UFPI", afirmou a Vice-reitora em analogia ao slogan da campanha que a elegeu como Vice e Arimatéia Dantas como Reitor.

O Reitor Arimatéia Dantas, em seu primeiro discurso no cargo, ressaltou o desafio de assumir o comando da maior instituição de ensino superior do Estado e comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho do antecessor, ampliando as conquistas dos últimos anos. O reitor agradeceu ao apoio de sua família e de todos com quem trabalhou em seus 34 anos na Instituição. Ressaltou, ainda, que a campanha que acabou por conduzi-lo ao cargo foi uma etapa e que hoje se inicia uma nova fase: "A campanha agora é página virada. Vou trabalhar para e ao lado de todos que integram a UFPI - professores, servidores técnico administrativos e estudantes".

Confira mais fotos da solenidade:

Confira a galeria de fotografias da solenidade