Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CSHNB: discentes do Curso de Enfermagem realizam práticas de preservação ambiental na região serrana do CE

onibus.jpg

Alunos do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, matriculados na disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, participaram neste último final de semana de uma prática na área de preservação ambiental nas cidades de Ubajara e Tianguá, região serrana do interior do Ceará.

O campo das práticas integrativas e complementares contempla desde sistemas de saúde complexos até recursos terapêuticos mais acessíveis, sendo totalmente respaldados pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), e envolve a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura, a medicina antroposófica e o termalismo social-crenoterapia, todos institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

IMG_4990.jpg

Discentes realizam prática em área de preservação ambiental

Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado, valorizando assim a multiculturalidade e interculturalidade, por gestores e profissionais de saúde, para maior equidade e integralidade da atenção.

O professor responsável pela disciplina, Prof. Marcos Renato de Oliveira, relata que essa experiência possibilitou aos discentes, dentre tantas atividades, vivenciar a terapia complementar em si e que estes, quando futuros enfermeiros, possam indicar para os seus pacientes/clientes. O professor afirma, ainda, que é muito gratificante atuar em uma instituição que possibilita tal vivência aos discentes.

alunos.jpg

Grupo reunido na região serrana do interior do Ceará