Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Morre o artista plástico Afrânio Pessoa Castelo Branco; Salão Nobre da UFPI tem painel do artista
Início do conteúdo da página

Morre o artista plástico Afrânio Pessoa Castelo Branco; Salão Nobre da UFPI tem painel do artista

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

PAINEL AFRANIO UFPI 5

Painel "A dança do boi do Piauí", de Afrânio Pessoa Castelo Branco

“A dança do boi do Piauí” é um painel majestoso, que ornamenta o Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele representa a festividade do boi e traz, além da religiosidade comum no Piauí, o colorido das flores, a delicadeza da renda e a musicalidade que não pode ser ouvida, mas sentida nas pinceladas fortes do autor. A obra foi pintada em 1973.

O autor é o artista plástico Afrânio Pessoa Castelo Branco, que faleceu na manhã de hoje, de insuficiência renal, em Teresina. Na definição do poeta e escritor Cineas Santos: “Sai de cena o pintor que coloria a vida. Mais que um simples pintor, Afrânio Castelo Branco era um dos ícones da cultura piauiense. Com sua linguagem personalíssima, projetou as artes plásticas piauienses no cenário nacional. Sua ausência nos deixa mais tristes e muito mais pobres.” O comentário foi feito numa rede social para anunciar a partida de Afrânio Castelo Branco.

O velório acontece na Avenida Odilon Araújo, no Bairro Piçarra, residência do artista plástico.

A Administração Superior da UFPI e toda a comunidade acadêmica se solidarizam com os familiares e amigos.

afranio castelo

Artista plástico Afrânio Pessoa Castelo Branco (Foto: TV Cidade Verde)

Afrânio Pessoa Castelo Branco

Afrânio Pessoa Castelo Branco (Teresina PI 1930) foi Artista plático. Foi Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí(UFPI), lecionando até 1999 no Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Artes, onde se aposentou. Formou-se em artes plásticas, com medalha de ouro, pela Escola Nacional de Belas Artes, em 1960. No mesmo ano, seu trabalho recebeu menção honrosa no 9º Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, mostra em que também expõe nas edições de 1963, 1966 e 1976, nesta última com Isenção do Júri. Participou de duas edições da Bienal Internacional de São Paulo, em 1967 e 1969. Nesse ano, ao lado do artista Píndaro Castelo Branco, expõe em Copenhagen (Dinamarca), Haia (Holanda) e Helsinque (Finlândia), com patrocínio do Itamaraty. Em 1970, com o mesmo apoio governamental, integrou a Coletiva de Arte Brasileira, mostra de 27 artistas que percorre a Alemanha, a Espanha, a França, a Holanda, a Itália, a Suécia e a Suíça. Entre 1972 e 1973, elaborou painéis para a reitoria da Universidade Federal do Piauí e para a nova sede das Centrais Elétricas do Piauí, em Teresina; em 1975, elaborou painéis para o Palácio da Justiça, na mesma cidade. 

*Com informações da Enciclopédia Itaú Cultural

Fim do conteúdo da página