Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Fórum Integração Ensino-Serviço em Saúde: Desafios e Possibilidades

II Fórum Integração Ensino-Serviço em Saúde: Desafios e Possibilidades

forum saude

Aconteceu na manhã desta segunda feira (19), no Auditório do Curso de Farmácia, o II Fórum Integração Ensino-Serviço em Saúde: Desafios e Possibilidades. O evento é coordenado pelo PetGraduaSUS/UFPI, e contou com a presença de tutores, preceptores, representantes da Fundação Municipal de Saúde e das IES de Teresina.  O fórum teve como objetivo identificar e analisar experiências que postulam a integração ensino, pesquisa e serviços de saúde, a partir do Sistema Municipal de Saúde Escola, que busca integração.

O Prof. Otacílio Batista de Sousa Nétto, ministrou a palestra “Pressupostos Conceituais, Legais e Éticos da Integração Ensino-Serviço-Comunidade no Brasil”, e afirmou que o objetivo de sua palestra foi observar e esclarecer várias dúvidas sobre a integração do ensino com o serviço de saúde. “Temos a constatação de que para a formação de estudantes dos cursos de saúde das universidades publicas e privadas é fundamental a integração dessa formação com os serviços de saúde, e com as comunidades que utilizam esse serviço. Então, a minha palestra foi sobre discutir os pressupostos dessa integração, no âmbito da Universidade Federal do Piauí, e dizer como ela pode ser mais fortalecida,  na forma de um convite, de como estabelecer princípios de integração com essas comunidades”, explicou.

Fórum Integração Ensino Serviço em Saúde 1

Prof. Otacílio Batista de Sousa Nétto, ministrante da palestra

A Profa. Karina Oliveira de Mesquita, da Secretária de Saúde de Sobral (CE), participou da mesa-redonda “Compartilhando experiências sobre a Integração Ensino-Superior-Comunidade”,  e contou que os principais desafios para essa integração foram o tempo e as exigências téoricas e técnicas de todo o sistema serviço-escola.

Fórum Integração Ensino Serviço em Saúde 2

Profa. Karina Oliveira de Mesquita, da Secretária de Saúde de Sobral (CE), durante realização da mesa-redonda

“As bases da integração Ensino x Serviço, vem desde 1999 com a primeira turma de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, quando os residentes foram inseridos dentro do serviço, da perspectiva de residência. Sobral foi crescendo até se tornar o maior sistema saúde-escola por meio de uma resolução municipal de 2008, que estabeleceu a cidade de Sobral como uma principal ponte de integração. Em nosso sistema saúde escola trabalhamos dentro destes princípios da educação permanente, considerando que os trabalhadores precisam estar constantemente em processo de qualificação, tanto em seu ambiente de trabalho como também em momentos teóricos conceituais. pois é importante que eles trabalhem com toda forma de competência do âmbito das residências em saúde, como no âmbito da residência técnica", destacou ela.