Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Escola Regional de Informática do Piauí (ERIPI) consolida-se na sua terceira edição

ERIPI UFPI PICOS Renan Marques

De 12 a 14 de junho, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos (PI), sediou a terceira edição da Escola Regional de Informática do Piauí (ERIPI). O evento, que tem como objetivo promover a disseminação de conhecimentos e experiências da área das ciências da computação, agregando as instituições de ensino superior do estado, contou com a participação de convidados e palestrantes de diversas localidades do país.

ERIPI UFPI PICOS

Realização da III Escola Regional de Informática do Piauí (ERIPI)

De acordo com a coordenadora geral do evento, Profa. Ma. Alcilene Dalilia de Sousa, o evento possibilitou a integração de áreas como Ciências da Computação, Engenharias e Matemática para a produção de novos conhecimentos, promovendo e divulgando a ciência produzida no Piauí. “Nesta edição tivemos 355 inscrições, 89 trabalhos submetidos e 16 minicursos, ultrapassando as edições anteriores tanto em público como em produção científica. Além disso, firmamos novas parcerias e contamos com a presença de pesquisadores internacionais”, destacou.

O Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no Piauí, Prof. Rodrigo Baluz, parabenizou a organização local de Picos por ter conseguido, nesta edição, bater todos os recordes, seja em número de artigos, como também em mais de 300 inscritos, e afirmou que esta foi a maior escola das três já realizadas. Para ele, “as Escolas Regionais são muito importantes para congregar e reunir toda a comunidade científica da área na Computação em cada estado que é realizada”. Parabenizou, também, o Programa de Pós-Graduação Ciências da Computação (PPGCC) da UFPI por, em 2015, resgatar a Escola Regional de Informática do Piauí.

Eulálio Gomes Campelo Filho, representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), destacou a importância do evento, e colocou a Fundação à disposição para as próximas edições do mesmo. “A região de Picos, que destaca-se na cadeia produtiva do mel e do caju, tem crescido também nas áreas da Ciência e Tecnologia. A FAPEPI tem incentivado as áreas de computação e tecnologia da informação com a publicação de editais na área de inovação e produtividade e na criação de startups. Para aumentar ainda mais o apoio na região, a Fundação instalará, também, uma subsidiária na cidade de Picos”, finalizou.

ERIPI UFPI PICOS Reitor Arimatéia

Reitor da UFPI fala da importância da realização do evento

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou a importância da realização do evento para promover o conhecimento e a ciência, em modo mais amplo. “A UFPI se sente muito honrada em participar e contribuir com mais uma edição do evento”, afirmou. Na ocasião, o Reitor  informou, ainda, sobre o apoio que a UFPI tem dado para a realização de eventos, de todos os tipos, desde semanas acadêmicas a congressos internacionais, e grandes eventos culturais do estado, como o SALIPI, apesar da atual conjuntura econômica e política no país.

Saiba mais sobre o evento: https://goo.gl/uUbDkM