Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 15ª edição do SALIPI começa nesta sexta-feira (02) às 19hs

15ª edição do SALIPI começa nesta sexta-feira (02) às 19hs

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza juntamente com a Fundação Quixote, o Salão de Livro do Piauí (SALIPI), maior evento literário e cultural do Estado. A 15ª edição do SALIPI acontece pela quarta vez consecutiva no Espaço Rosa dos Ventos da Instituição, entre os dias 02 e 11 de junho. A abertura será hoje, sexta-feira (02), às 19 horas. Este ano o evento homenageará o pai da historiografia no Piauí, Odilon Nunes. Também serão homenageados os centenários da fundação da Academia Piauiense de Letras (APL), o centenário da polêmica exposição da Anita Malfatti e o centenário do livro O Zodíaco, do escritor Da Costa e Silva.

Serão 10 dias com uma programação diversificada voltada para literatura, arte e cultura, com feira de livros, bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais, espaço infantil e para fechar a 15ª edição, o público vai assistir ao show do grupo Biquíni Cavadão.

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, afirma que o evento promete superar todas as edições anteriores. “Este é o quarto ano que a Universidade Federal sediará o SALIPI e, desde então, observamos um crescimento do evento. Tenho certeza que o Salão do Livro vai ser um grande marco na cidade de Teresina e sem dúvidas, esta edição superará todas as anteriores. A programação foi fechada, está muito bem elaborada e atrativa para o público. A UFPI dará todo apoio para que o Salão seja excelente”, destaca.

reitorsalipi

Reitor afirma que esta edição superará as anteriores

A Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Dourado, relata o entusiasmo da equipe em organizar o Salão do Livro. “Para nós que trabalhamos na organização do evento, é uma alegria muito grande receber toda a comunidade de Teresina e de outros municípios, convidados, professores e pesquisadores que lançarão seus respectivos livros. A UFPI, por meio da Edufpi e da Gráfica, irá lançar mais de 40 títulos nesta edição. Nós estamos entusiasmados, e gostaríamos que esta edição fosse melhor que as outras três anteriores que também ocorreram na UFPI”.

profjaquesalipi

Profa. Dra. Jacqueline Dourado destaca entusiasmo de todos na realização do evento

O Diretor da Edufpi, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, explica que é muito importante para a Editora da Universidade estar presente em um evento dessa grandiosidade. “O SALIPI é o maior evento literário do Piauí e é uma excelente oportunidade para divulgarmos a produção acadêmica que é feita dentro da UFPI, a fim de incentivar a leitura e promover o desenvolvimento do nosso Estado”, enfatiza.

ricardo alaggio

Prof. Dr. Ricardo Alaggio comemora participação da Edufpi no SALIPI

A 15ª edição traz novidades para os leitores de e-books e fãs da banda Biquíni Cavadão. “A programação do Salão está muito rica, com grandes nomes como Marcelo Rubens Paiva, Luís Felipe Pondé, Sergio Conh, Sueli Ramalho, Tico Santa Cruz, e iremos fechar o evento com a banda Biquíni Cavadão. A grande novidade para esse ano é a sala de livros digitais, em que as pessoas poderão ler em tablets poesias, contos, crônicas e entre outros gêneros literários”, revela Cássio Gomes, Presidente da Fundação Dom Quixote.

grafica

Gráfica da UFPI

A Universidade fornecerá todo o apoio necessário para a realização do evento, desde o conforto térmico, segurança e estruturação. “Este Salão de 2017, se encaixa num perfil em que não tem como retroagir, pelo espaço, apoio e empenho de toda a equipe da Universidade Federal. Então, convidamos a todos para o 15° Salão do Livro do Piauí, com o sucesso garantido”, finaliza o Professor Luiz Romero, um dos organizadores do SALIPI.

Acesse aqui para conferir informações sobre o evento e a programação.