Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do Departamento de História ministra palestra em alusão ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz
Início do conteúdo da página

Docente do Departamento de História ministra palestra em alusão ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

WhatsApp Image 2017 05 29 at 17.40.33

Hoje, dia 29 de maio, é comemorado o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (peacekeepers) das Nações Unidas (ONU). A homenagem foi instituída no ano de 1948 pela Assembleia Geral da ONU, para celebrar a participação de homens e mulheres que serviram e ainda estão servindo em operações de paz. Para comemorar esta data, o professor do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. Ricardo Arraes, foi convidado para ministrar a palestra “Batalhão Suez: entre a história e a memória de uma aventura na Palestina (1957-1967)”.

O evento aconteceu no auditório do 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2ºBEC), após a formatura da tropa e a leitura da ordem do dia que versava exatamente da homenagem às forças de paz da ONU.

A UFPI se fez presente na palestra do professor Ricardo Arraes que realizou seu doutorado (UFF) e seu estágio de pós-doutoramento (PUCRS) sobre o tema do Batalhão Suez, a primeira força de paz montada e estacionada na Faixa de Gaza. Entre os presentes, estavam o comandante da tropa coronel Alessandro, oficiais e o veterano da primeira força, o sargento Coimbra que serviu na UNEF em 1966.

Segundo o professor Ricardo Arraes a palestra contou um pouco da participação brasileira nas forças de paz. “Durante os dez anos da missão houve uma relativa paz naquela conturbada região do Oriente Médio. Ao todo o Exército do Brasil participou de 33 missões em diversas partes do mundo: Libéria, Congo, Líbano, Sudão, Santo Domingo e, atualmente, o Brasil está à frente do comando da missão de paz no Haiti. São mais de 1700 homens e mulheres participando de missões de paz e humanitárias. O foco da palestra foi centrado na primeira missão de paz da ONU, de nominada de UNEF (United Nations Emergency Force) do qual o Brasil participou juntamente com outras nove nações entre os anos de 1957 a 1967”, explica.

Fim do conteúdo da página