Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Equipe integrada por professor da UFPI faz descoberta na floresta fóssil

Equipe integrada por professor da UFPI faz descoberta na floresta fóssil

Paleontólogos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram fósseis de cianobactérias (também conhecidas como algas verdes e azuis) na Floresta Fóssil do Rio Poti, no centro de Teresina.

A equipe é formada pelos paleontólogos Juan Cisneros (UFPI), Rosemarie Rohn (UNESP) e Roberto Iannuzzi (UFRGS) além de alunos dessas instituições. Os fósseis descobertos são conhecidos tecnicamente como estromatólitos, os quais são estruturas semelhantes a recifes, porém ao invés de estarem formados por restos de corais, são produzidos por minerais acumulados pelas cianobactérias.

Os estromatólitos são os fósseis mais antigos conhecidos no planeta e formam-se sempre em águas rasas e cálidas. Os fósseis encontrados em Teresina são da Era Paleozoica, aproximadamente 270 milhões de anos atrás. O achado é muito importante para a Paleontologia do Piauí, pois a presença destes estromatólitos na Floresta Fóssil constitui uma evidência de que a região de Teresina esteve sob o mar no final da Era Paleozoica. Os estromatólitos serão objeto de estudos mais aprofundados pela equipe de pesquisa.

A descoberta mostra a importância da Floresta Fóssil de Teresina para a ciência brasileira e a necessidade da sua proteção pelas autoridades e pela comunidade.