Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Seminário de Extensão da UFPI encerra com lançamento de revista

II Seminário de Extensão da UFPI encerra com lançamento de revista

A Universidade Federal do Piauí está sediando o II Seminário de Extensão, que este ano trabalho com o tema "Extensão Universitária: inclusão social, difusão do conhecimento e preservação da cultura". O evento que encerra nesta sexta-feira, contou com mesas redondas, exposição de pôsteres e ainda o lançamento da Revista: Interação - Ressignificando a Extensão.

De acordo com a Pró-Reitora de Extensão da UFPI, Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Carvalho Moura, atualmente a instituição mantêm 200 programas/projetos e estes vêm gerando cursos pelas comunidades. "Nossa demanda é muito grande e só com esses cursos que nascem a partir dos programas/projetos de extensão expedimos por ano mais de 30 mil certificados. Queremos que o seminário cresça e que chegue aos demais campi da UFPI com muita força e assim consiga beneficiar a comunidade desses municípios", destacou a pró-reitora.

A Extensão na Universidade Federal do Piauí envolve aproximadamente 700 professores e mais de 1.800 alunos, beneficiando por ano mais de 350 mil pessoas. Através dos programas e projetos de extensão, a UFPI oferece atividades contínuas e cursos de curto período de duração que articulam ensino e pesquisa e viabilizam a relação transformadora entre universidade e sociedade.

Os focos de atuação das atividades de Extensão são amplos e envolvem difusão de tecnologias sociais, assistência a saúde, direitos humanos, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, geração de trabalho e renda, qualidade de vida, atenção à terceira idade e a pessoas com necessidades especiais, juventude, formação continuada e outras ações que possam se delinear a partir de demandas ou de propostas construídas.

"É importante o apoio a extensão, pois o estudante que participa tem uma formação melhor. Em breve os índices da extensão também integrarão a matriz curricular da UFPI", disse o pró-reitor de Planejamento e reitor eleito, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

A abertura do II Seminário de Extensão contou com a apresentação do Coral da UFPI, que cantou o Hino Nacional e Hino do Piauí. O Balé de Teresina também fez uma apresentação com a coreografia "Dança do Corsário", coreografada por Luzia Amélia.