Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor substituto em Economia: Resultado da prova didática
Início do conteúdo da página

UFPI sedia Feira de Base Agroecológica Cultural

Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 14h44

feira

Produtos naturais de qualidade, artesanato e muita cultura. Assim aconteceu nesta sexta-feira (19), no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, a Feira de Base Agroecológica Cultural da UFPI. O evento conta com a participação de diversos colaboradores, como professores, estudantes, instituições, feirantes, agricultores e artesãos. A Feira ocorrerá das 8h às 14h, numa intercalada de duas vezes ao mês, com o intuito de dar visibilidade aos trabalhadores rurais e promover a integração com a comunidade acadêmica.

19.05 A Feira de Base Agroecológica Cultural (102).jpg

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, fala sobre a importância da Feira de Base Agroecológica para a universidade e para os agricultores e artesãos. “Essa iniciativa que a professora Valéria propôs é muito importante para que a universidade possa cumprir seu papel social. Hoje estou muito feliz de estar aqui e ver agricultores e artesãos piauienses divulgando sua cultura, pois eles carecem de espaços para vendas de produção e divulgação das suas obras, e ao apoiar esse segmento que muitas vezes é esquecido, nós estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do cidadão piauiense, ao incentivar a produção de vegetais orgânicos, e espero sempre apoiar essa e outras iniciativas como essa”, destaca.

19.05 A Feira de Base Agroecológica Cultural (29).jpg

  Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima.

A iniciativa foi elogiada pelo Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima, que também esteve presente no evento, e fala sobre a necessidade de integrar a academia com os tralhadores rurais. “A comunidade acadêmica precisa saber o que acontece fora dos muros. Então os dois públicos, a academia e a comunidade rural, devem se conhecer, para que a universidade apoie e ajude o trabalhador, não só na comercialização mas também para dar orientações no processo de produção. Então, parabéns pela iniciativa, e o sucesso está garantido”, explica.

profvaléria

Coordenadora da Feira de Base Agroecológica Cultural da UFPI, Prof.ª Dr.ª Valéria Silva

Para a Coordenadora da Feira de Base Agroecológica Cultural da UFPI, Prof.ª Dr.ª Valéria Silva, a Feira proporciona uma série de reflexões a cerca do ambiente rural. “Pra mim, é uma alegria muito grande ver que conseguimos trazer para esse evento 5 (cinco) comunidades rurais, 30 (trinta) agricultores, o espaço de artes e artesanato, coordenado por nossos colegas. É com muita alegria que nós trazemos uma feira de natureza agroecológica que vai tratar do que nós temos na mesa, das relações de trabalho que acontece no campo, do cuidado com o planeta, e isso, para toda a comunidade acadêmica, deve ser uma reflexão que nos ocupe todos os dias e a feira é um espaço que pode propiciar tudo isso”, pontua.

19.05 A Feira de Base Agroecológica Cultural (258).jpg

  Estudante de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Roberval Borges.

O Estudante de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Roberval Borges, faz parte da equipe organizadora da Feira. Para ele, o evento é de suma importância, pois sensibiliza a população a ter uma cultura agroecológica. “É um modo de vida que nós tentamos sensibilizar a população da importância de ter uma cultura agroecológica, através de meios culturais, como a arte, dança, música, e também com a alimentação. Nós aprendemos muito na Feira, e acho que ela vai conseguir contribuir para toda a comunidade acadêmica”, afirma.

A Feira de Base Agroecológica tem um papel fundamental na vida dos trabalhadores rurais. “Antes da Feira, nós ficávamos sem saber onde vender nossos produtos, e primeiro a feira foi na praça rio branco, que foi muito bom. E agora na UFPI, melhorou ainda mais, pois nós plantamos sabendo para onde vamos levar os alimentos”, declara a Feirante, Teresa Pereira. 

19.05 A Feira de Base Agroecológica Cultural (126).jpg

Produtos naturais da Feira de Base Agroecológica Cultural da UFPI.

Fim do conteúdo da página