Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto realizado por professores da UFPI subsidia ações de manejo e preservação dos estoques pesqueiros na RESEX Delta do Parnaíba

césar

O projeto Robalo para Sempre no Delta do Parnaíba, tem parceria com a Fundação Filantrópica Bloomberg (USA), ONG RARE (USA) e RARE (Brasil), tem o objetivo de subsidiar a implementação de planos de manejo nas áreas de RESEX no país. Para isso, os resultados obtidos na pesquisa são aliados aos esforços de gestão pesqueira (ICMBio) e ações para motivação da organização social (ONG Comissão Ilha Ativa), no intuito de em conjunto estabelecer lideranças locais, e construir acordos de pesca e legislações para manejo e conservação dos estoques pesqueiros. Os professores do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Piauí (UFPI) do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, Dr. Cezar Fernandes e Dra. Edna Cunha realizaram diversas atividades de pesquisas no âmbito do projeto.

As pesquisas da equipe de professores e alunos da UFPI, contribuíram com informações sobre o ciclo reprodutivo do robalo flecha ou camurim (Centropomus undecimalis), maior recurso pesqueiro em volume de desembarques capturado no Delta, além da ocupação das lagoas ao longo do ano durante a fase de berçário, crescimento e alimentação.

Também foram fornecidas informações sobre os comprimentos em que os robalos se tornam adultos, importante para medidas de controle das pescarias, para preservar os jovens e permitir que se reproduzam. Conhecer também os locais de desova e o período do ano de maior importância para reprodução, possibilitando inserir estratégias de período de defeso, áreas de exclusão de pesca parcial e temporária.  Além disso, conhecer o período da fase de vida do robalo em que seus filhotes usam as lagoas e igarapés do Delta do Parnaíba, assegurando dessa maneira a conservação do recurso, longevidade das pescarias e rendas para estas famílias.

O projeto teve a finalização através do I Encontro de Pescadores e Pescadoras da RESEX Marinha Delta do Parnaíba realizado nas ilhas das Canárias no Delta nos últimos dias 12 e 13 de maio. O evento contou com a participação efetiva dos pescadores, colônias e associações, além de prefeituras e instituições locais de apoio à pesquisa e gestão pesqueira (ICMBio, RARE, CIA, UFPI, EMBRAPA, ONG’s, e etc.). O evento contou com a presença ilustre do Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho que ajudou no debate e afirmou parceria nas ações para implementação do plano de manejo da pesca no Delta, incluindo a ampliação da área da RESEX Delta do Parnaíba.