Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mensagem: Dia do Professor
Início do conteúdo da página

HU-UFPI se soma à Campanha da Sesapi

Imprimir
Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 17h47

HU-UFPI se soma à Campanha da Sesapi

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) se somou à Campanha de Sensibilização pela Segurança do Paciente e dos Trabalhadores da Saúde, promovida pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), e realizou, nesta terça-feira (16), atividades relativas aos temas abordados. O HU-UFPI é ligado também à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação e que atua na gestão de hospitais universitários federais que com a empresa assinem contrato, que é o caso da UFPI.

Sob o slogan “Ser Phino é ter saúde”, a campanha tem na palavra Phino, as letras iniciais das áreas abordadas: Paramentação (uso de Equipamentos de Proteção Individual), Higienização, Imunização e Notificação.

Foram feitas exposições de modernos EPIs de combate a incêndio recém adquiridos pelo Hospital. “Mais de 200 funcionários serão treinados para usá-los, caso necessário”, informa o Engenheiro de Segurança no Trabalho Davi Alves, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do HU-UFPI.

As experiências de higienização do HU-UFPI também foram temas das exposições. Há três anos, o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente realiza a Semana de Higienização das Mãos, na qual, além de palestras, ocorrem em vários locais do Hospital, inúmeras atividades de sensibilização, buscas ativas de ações exitosas, ações educativas, oficinas práticas, jogos e simulações. “Mas mesmo fora do período do evento, diariamente, especialmente na UTI, fazemos buscas ativas, rodas de dialogo no sentido de sensibilizar as pessoas”, relata a Enfermeira Laís de Sá, Chefe da Unidade de Vigilância em Saúde. Em uma ação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em conjunto com os Setores de Hotelaria Hospitalar e de Farmácia, foram instalados dispensadores automáticos de álcool em gel em vários locais do Hospital, com objetivo de facilitar a correta higienização das mãos.

O HU-UFPI recebeu certificado da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), órgão ligado à Sesapi, por notificar Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). “Cumprimos com nossa obrigação”, ressalta o Médico Peron Soares, Chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HU-UFPI.

Houve ainda, por parte dos profissionais do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do HU-UFPI, exposições sobre a Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho e do Emprego, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. “É importante que os profissionais estejam vacinados, por exemplo, contra a Hepatite B, por causa de possíveis acidentes perfuro-cortantes”, lembra a Enfermeira do Trabalho Keyla Maria, do Sost, referindo-se a uma das formas de contagio da doença, o contato com o sangue.

Fim do conteúdo da página