Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza II Encontro de Iniciação à Docência

UFPI realiza II Encontro de Iniciação à Docência

A Universidade Federal do Piauí está realizando o II Encontro de Iniciação à Docência (ENID). O evento é realizado bianualmente e tem a finalidade de fomentar o debate acerca da formação de professores e a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid) para a formação da identidade do docente, no âmbito da UFPI.

Uma troca de experiências. É assim que Leandro César, estudante de Biologia, define o evento. "O encontro tem nos possibilitado a discussão de ideias, pois aprendemos com a experiência de outros estudantes e também demonstramos a nossas vivências em sala de aula", afirma o estudante.

Estudantes trocando experiências durante o II ENID

Durante a oficina sobre a utilização de vídeos em sala de aula, o estudante Francisco Eilton abordou a importância da quebra da rotina na classe. "Muitas vezes o professor está habituado a difundir o conhecimento de uma forma engessada, o que muitas vezes não instiga o aluno. Por isso, nesta oficina difundimos que o vídeo utilizado de maneira correta e de acordo com as técnicas pode ser um auxiliar muito importante para o conhecimento", analisa o bolsista Pibid.

A professora Dulcilene Barros, supervisora do Pibid em Floriano, destaca a importância do encontro. "O evento é muito importante, pois valoriza a educação e permite que os estudantes troquem experiências fazendo com que o processo ensino aprendizagem não caia na rotina".

Bolsistas Pibid e a professora Dulcilene Barros

Elaboração de material didático para aulas práticas foi um dos temas trabalhados durante a tarde desta terça-feira (6) no II ENID. "O Pibid nos possibilitou o desenvolvimento de materiais didáticos alternativos e de baixo custo para auxiliar na dinamização do conteúdo trabalhado durantes as aulas", relata a estudante Vanusa Rebelo.

Materiais didáticos para aulas práticas desenvolvidos pelos bolsistas Pibid de Floriano

O Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência é instituído pelo Ministério da Educação (MEC), Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior.

Em 2012 o Pibid passou a contemplar todas as licenciaturas ofertadas pela UFPI à comunidade piauiense. Atualmente, o programa é conveniado a oito escolas em Teresina, e a 20 escolas em diversas cidades do interior, onde atuam 1.000 alunos bolsistas, 103 supervisores de área e 50 coordenadores de área.

Confira a programação do II ENID para esta quarta-feira (7):

8h - Exposição de banners - local: Espaço Rosa dos ventos

8h - Comunicações orais, minicursos e oficinas - local: Auditórios, laboratórios e salas de aula do CCN II

10 - Mesa redonda: " A construção de competências na formação docente" - local: Cine Teatro

14h - Avaliação do II ENID - local: Espaço Cultural Noé Mendes

16 - Encerramento - local: Espaço Cultural Noé Mendes