Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Hospital Universitário inicia atendimento à comunidade

Hospital Universitário inicia atendimento à comunidade

Durante visita às instalações do Hospital Universitário, que será entregue à sociedade no próximo dia 9 de novembro, o reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz de Sousa Santos Júnior, anunciou que o hospital já está recebendo os primeiros pacientes hoje (31). Neste primeiro momento, o hospital funcionará com 50% de sua capacidade e a previsão é que 18 mil pessoas sejam atendidas por mês.

O encaminhamento dos pacientes para o HU será feito através de centrais de marcação, que funcionarão em postos de saúde do Estado e do município de Teresina, exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Num total de 54 consultórios, 24 já estão disponíveis, em seis linhas de atuação: sistemas cardiovascular, urinário, digestivo, cabeça e pescoço e saúde da mulher.

"O hospital está operando por etapas e nesta primeira etapa funcionará com metade da sua capacidade. Serão disponibilizados 50 leitos a partir de hoje e mais 50 em dezembro, quando começarão a ser realizadas cirurgias de alta complexidades", afirma o reitor. A expectativa é que até dezembro comecem a funcionar também as UTIs, a Hemodinâmica e a Unidade Coronariana.

Para que o hospital funcione, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ligada ao MEC e responsável por gerir os hospitais universitários do país, realizou um processo seletivo simplificado por tempo determinado, que gerou a contratação de 369 servidores. O concurso definitivo deverá ter edital lançado no final de novembro, com cerca de 1400 vagas. A ideia é que o hospital funcione em sua totalidade em, no máximo, dois anos.

Na ocasião, o reitor Luiz Júnior ressaltou a grande contribuição que o HU terá para a população do Piauí, bem como para os próprios estudantes da Universidade. "Os nossos cursos da área de saúde sempre figuram nas melhores classificações e, com o hospital universitário funcionando, teremos um espaço de qualidade inquestionável, que aperfeiçoará a formação de nossos estudantes", destacou o reitor. O reitor ressaltou que o próximo desafio será propiciar residência médica no HU da UFPI. "O hospital universitário é um divisor de águas na história da UFPI e será modelo em todo o país", salientou o reitor.

Consultórios ambulantes

Outra novidade anunciadapelo reitor durante a visita ao HU refere-se aos consultórios ambulantes que a UFPI adquiriu com financiamento do governo federal. São quatro consultórios, que já se encontram na universidade, sendo dois para a área de Oftalmologia e dois para a área de Odontologia. De acordo com o reitor, estudantes e professores andarão por todo o Piauí realizando atendimentos nessas áreas, o que fomentará as atividades práticas pelos alunos, bem como aproximará ainda mais a universidade da sociedade.