Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do IV Encontro de Iniciação à Docência (ENID)

Abertura do IV Encontro de Iniciação à Docência (ENID)

Na noite dessa segunda-feira (27), foi realizada no Espaço Noé Mendes, a abertura do IV Encontro de Iniciação à Docência (ENID), que nesta edição trabalha o tema "O PIBID na formação de professores e na transformação da escola: um compromisso ético". O evento, que segue até o dia 29 de março, tem por objetivo fortalecer o espaço instituído pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Piauí (PIBID/UFPI), em parceria com as escolas públicas de educação básica, compartilhando as ações realizadas no período de 2014-2016.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFPI (PIBID/UFPI) integra o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. O IV ENID dá sequência aos encontros anteriores, mantendo o propósito de expor as ações do PIBID/UFPI e evidenciar o desenvolvimento de cada subprojeto de área em todos os campi e sua atuação nas escolas públicas do nosso Estado, debatendo acerca da formação docente e do compromisso com a transformação da escola, para atender aos anseios da sociedade hodierna.

reitorenid

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Parabenizando o trabalho realizado por toda a equipe que compõe o PIBID/UFPI, o Reitor Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes frisou que a Administração Superior estará sempre à disposição para contribuir com o Programa. “Não medimos esforços para realizar o atendimento de tudo que é demandado pelo PIBID e para a realização do ENID. Podem contar sempre com o nosso apoio para que este Programa continue existindo. Ele é responsável pela formação de grandes profissionais, transformando assim, a nossa Educação”, destacou.

antoniaenidjpg

Profa. Dra. Antonia Dalva França Carvalho, Coordenadora Institucional do PIBID/UFPI

Dando as boas-vindas a todos os presentes, a Coordenadora Institucional do PIBID na UFPI, Profa. Dra. Antonia Dalva França Carvalho, destacou a finalidade do Programa e os objetivos alcançados ao longo de quase uma década de sua aprovação na Universidade. “O PIBID/UFPI iniciou suas atividades no ano de 2009, contemplando 54 licenciandos das áreas de física, matemática, biologia, química, português, geografia e pedagogia. A partir do ano de 2010, o PIBID/UFPI expandiu sua atuação mediante a aprovação de novos subprojetos junto ao Ministério da Educação, passando a atender alunos de outras licenciaturas dos campi de Teresina e do interior do Estado. Atualmente, somos 1.111 bolsistas, entre professores da educação básica e professores e alunos de todos os cursos de licenciatura da UFPI, atendendo a 49 escolas da rede pública do Piauí”, explicou.

enid3

Tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, comandante do 25º BC

O comandante do 25º Batalhão de Caçadores, tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, participou da solenidade e destacou o quanto é importante para o Batalhão participar de eventos dessa natureza. “É uma honra estar participando de um evento de tamanha importância como o IV ENID, que prepara o corpo docente, os professores que irão formar o futuro do nosso país. Esse convite que o 25º BC aceitou de bom grado, na verdade nós entendemos que é uma missão do Batalhão. O 25º BC é uma organização militar do Exército Brasileiro centenária e entendemos que participar de qualquer evento que seja relacionado à Educação é um dever, porque a Educação é essencial para o nosso país”, afirmou.

A solenidade contou com apresentação da Banda do 25º BC.

bandaenid

Banda do 25º BC realiza apresentação

Confira aqui a programação completa do IV ENID.