Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Semana de Saúde Pública Veterinária dos Programas de Residências em Área Profissional de Saúde

plateia.jpg

Palestra realizada no Auditorio do Colégio Agrícola de Teresina (CAT)

Na manhã desta segunda feira (27), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Hospital Veterinário Universitário (HVU), deu inicio à III Semana de Saúde Pública Veterinária dos Programas de Residências em área Profissional de Saúde. O evento, que veio para esclarecer dúvidas quanto a atuação do profissional na saúde pública, irá receber nesta semana estudantes, residentes veterinários, professores, entres outros convidados pela comunidade. O evento acontece entre os dias 27 de março a 01 de abril, e no seu primeiro dia teve como palestrante o Prof. Dr. Daniel Frigugliet Brandespin.

professor_1.jpg

Palestrante Prof. Dr. Daniel Frigugliet Brandespin, doutor em Medicina Veterinária Preventiva

O Prof. Dr. Daniel Frigugliet Brandespin acredita que a Semana será academicamente muito produtiva para os estudantes. "Iremos discutir os principais aspectos do médico veterinário no Sistema Único de Saúde (SUS), irei trazer uma reflexão para os residentes sobre nosso papel nesse sistema e melhorar a qualidade de vida dos usuários. Foi programado uma semana bem intensa, no qual serão trabalhados vários temas como a questão das políticas públicas de saúde, as diferentes áreas de inserção do veterinário no SUS, como a vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, vigilância sanitária, e pretendemos durante essa semana realizar várias mobilizações com os residentes, por meio de discussões, apresentação de filmes, palestras, resolução de casos, enfim, serão várias metodologias para que não seja cansativo pra eles", explicou o palestrante.

prof2.jpg

O Prof. Dr. Francisco Lima Silva, Coordenador do Programa de Residência Veterinária, espera muitos benefícios para os residentes nesta Semana de Saúde. "Primeiramente já conhecemos a qualificação do professor palestrante Daniel Brandespin, e já é a terceira vez que ele participa dos nossos projetos. Como coordenador tenho a responsabilidade de fazer a inserção do médico veterinário na saúde pública, até porque os programas de residências foram criados nas políticas do SUS, e o programa, independente da área específica de cada residente, o estudante tem que ao concluir a sua residência, possuir uma qualificação na área de saúde publica para trabalhar junto ao SUS. A palestra é importante para mostrar o início dessa formação nessa área para o residente, além de outras atividades que eles irão ter na sua área específica. Então essa programação é muito importante, e está sendo o terceiro ano de muita experiência e de contribuição para esses nossos residentes", afirmou o Coordenador.

aluno.jpg

Caio Barbosa Brasileiro, estudante de Graduação em Medicina Veterinária

O estudante do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, Caio Barbosa Brasileiro, pretende participar do evento todos os dias para aproveitar melhor a programação e esclarecer dúvidas quanto a atuação profissional que irá exercer futuramente. "Espero encontrar uma visão melhor sobre o SUS, e estabelecer um pensamento de como o médico veterinário, que foi incluido recentemente nesse programa de saúde pública, irá atuar nas diferentes áreas profissionais no sistema. Essa semana será muito importante para mim", finalizou Caio.