Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Administração realizam a III Feira de Produção

Alunos de Administração realizam a III Feira de Produção

Os alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Piauí, campus Teresina, realizam nesta segunda-feira (29), a III Feira de Produção. O evento é uma atividade prática da disciplina Administração da Produção e Operações II, na qual os estudantes desenvolveram produtos e estratégias de comercialização para os mesmos. A Feira acontece no Pátio Central do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, no horário de 8 às 12h e 14h às 22h.

Além de movimentar o curso, a iniciativa tornar a aula mais dinâmica, aproximando a teoria ao ambiente de trabalho do futuro administrador. O Chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas, Prof. Elias Dib Caddah Neto ressalta a importância de atividade como esta para a dinâmica do curso. "É uma preocupação do curso juntamente com os professores tornar as aulas mais dinâmicas. A Feira é uma oportunidade de oferecer a vivência prática ao aluno, para quando ele chegar no mercado de trabalho ele possa se deparar com realidade já vivenciadas durante a graduação".

Prof. Elias Dib Caddah Neto visistando a III Feira de Produção

O professor da disciplina Administração da Produção e Operações II, Márcio Vinícius Pessoa, explica que o objetivo da Feira é a comercialização dos produtos fabricados pelos alunos, aliando teoria à prática. "Para a fabricação dos produtos levou-se em consideração a qualidade, o método, a eficiência e uma série de indicadores dentro do processo de produção. Durante a Feira eles tem a oportunidade de comercializar a sua produção, trabalhando o marketing e a parte de vendas", explicou.

Idealizador do evento, Prof. Márcio Vinícius Pessoa confere a produção dos alunos

Aproximadamente, 50 alunos estão envolvidos no evento, que de maneira espontânea se dividiram em 12 grupos com autonomia para decidir o produto a ser desenvolvido e as estratégias para posicioná-lo no mercado.

Os alunos desenvolveram produtos com viabilidade de comercialização e que atendessem às necessidades da comunidade acadêmica, como cadernos, mousepads, capas para celular, pastas, porta-moedas, chaveiros, entre outros. Eles também utilizaram diferentes ferramentas de divulgação convidando o público para as feiras como redes sociais, panfletos, banners e publicidades em rádios.

Há empresas que direcionaram o seu produto a um nicho específico do mercado, como a equipe Diva, formada por cinco alunas do curso de Administração, desenvolveu a Nécessaire Diva para as mulheres que passam o dia na universidade.

Publicidade criada pela equipe Diva

Equipe Diva elaborou uma nécessaire inspirada na vaidade das mulheres

"A proposta da nossa equipe diz que para ser uma diva exige muitos acessórios e maquiagem em todos os momentos do dia. Por isso a importância de ser ter uma nécessaire: para ter sua maquiagem sempre em mãos, garantindo que a mulher fique linda a qualquer hora". As alunas confeccionaram 39 bolsas, comercializada ao preço de R$ 3,00 cada. Para chegar ao preço de custo, as alunas explicam que somaram os gastos com a compra do material para confecção e estimaram uma margem de lucro. "Compramos 1 metro de tecido e verificamos que a partir de 1 metro era possível fazer 39 bolsas. Dividimos o valor de 1 metro do tecido por 39. Vimos que 1 metro de zíper dava para fazer 5 zíper; aí, dividimos o valor do zíper por 5. Também contabilizamos o material usado para confeccionar os lacinhos e a quantidade de linha utilizada e a cola quente para afixar o lacinho", explicou Fernanda Helylyan.

Nesta edição, a Feira traz a proposta de interdisciplinaridade para a avaliação dos alunos. A avaliação mescla critérios de produção e empreendedorismo. Quanto à produtividade, leva-se em conta a meta atingida por produção e a comercialização dos produtos (volume de vendas). Quanto ao empreendedorismo, entra a avaliação do fundo de venda, criatividade nas vendas e estrutura de layout. Os alunos da disciplina de Empreendedorismo estão traçando o perfil empreendedor de cada uma das empresas. As três empresas mais bem avaliadas em relação ao negócio e ao perfil empreendedor receberão certificação ouro, prata ou bronze.

"Além de desenvolver uma atividade transversal entre as disciplinas, a certificação é um reconhecimento, mediante sistema de avaliação, das empresas com maior perfil empreendedor", explica Antônio Carlos Oliveira Silva, professor da disciplina de Empreendedorismo.

Ainda dá tempo conferir os produtos da III Feira de Produção, que ocorre no horário das 18 às 22 horas, no Hall I do Centro de Ciências Humanas e Letras.

Pasta Keep File:pastas elaboradas para suprir a necessidade dos alunos em organizar suas cópias

Produção: 96 pastas

Personal Mousepad: mousepad personalizados

Produção:144