Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Convite: aula inaugural da 6° turma do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Convite: aula inaugural da 6° turma do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

aula2017.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia convida a todos para participar da Aula Magna da 6ª Turma de Mestrado PPGS/UFPI 2017.1. O Evento acontecerá na quarta-feira (15) às 9:00h com alunos e professores do mestrado na sala de vídeo I e às 14h na Sala de Vídeo Coferência (Bloco C - Próximo a bliblioteca setorial do CCHL), localizada no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Aula inaugural terá como titulo “ Teoria e metodologia: um desafio na formação de pesquisadores em ciências sociais”, onde explorará a relação entre teoria e metodologia na construção dos objetos de pesquisa e nos desenhos de projetos de pesquisa. Será apresentada uma proposta alternativa ao par indutivo/dedutivo que rege muitas discussões sobre a relação entre teoria e metodologia no Brasil, a partir de uma perspectiva abdutiva/retrodutiva.

No período da tarde, a aula inaugural segue com a palestra “Crise do Estado  brasileiro, desigualdade social e intolerância”  que será ministrada na sala de vídeo Conferência (Bloco C - Próximo a bliblioteca setorial do CCHL), localizada no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). É uma temática que muito discutida sobre o acirramento das tensões e conflitos (ideológicos) nos últimos anos, seja no debate público, seja nas relações cotidianas. Em parte, esse estranhamento tem a ver com uma percepção quanto ao caráter negociado e conciliatório da política brasileira que, de fato, pode ter encontrado seus limites na conjuntura atual, precisamente quando um projeto de redução das desigualdades assentado numa estratégia win-win cruzou-se com a exposição pública d. De outro lado, o espraiamento de relações antagonísticas para diversas esferas da vida social, inclusive as relações interpessoais em nível do cotidiano levanta questões sobre o enraizamento do pluralismo na cultura política brasileira. A conjuntura da crise política será analisada, desde uma perspectiva da irredutibilidade do antagonismo na política e dos desafios do pluralismo numa sociedade profundamete desigual e numa conjuntura global de regressão autoritária e de aprofundamento econômico, social e cultural da lógica neoliberal.

Currículo do palestrante

Joanildo5 novo

Joanildo Albuquerque Burity

Joanildo Albuquerque Burity é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, possui bacharelado em História pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), doutorado em Ideology and Discourse Analysis (Ciência Política) pela University of Essex, Inglaterra (1995), com pós-doutorado na University of Westminster, Inglaterra (2003). É pesquisador titular, professor do Mestrado Profissional em Ciëncias Sociais para o Ensino Médio, ex-Diretor de Formacão e Desenvolvimento Profissional, ex-Diretor de Pesquisas Sociais, na Fundação Joaquim Nabuco. É professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Senior Lecturer dos Departamentos de Governo e Assuntos Internacionais e de Teologia e Religião e Coordenador do Programa de Mestrado sobre Religião e Globalização da Universidade de Durham, Inglaterra (2009-2013). Sua pesquisa se concentra nas áreas da Ciência Política e da Sociologia, com ênfase em Comportamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e globalização;religião e política; cultura e identidade; religião e sociedade; gestão pública e políticas sociais; movimentos sociais; globalização e cultura; metodologia qualitativa (especialmente análise do discurso); e teoria política contemporânea. Acesso ao texto integral de várias das publicações deste currículo pode ser feito via os sites ResearchGate e Academia.

Inscrições

O programa de pós-graduação informa, ainda que, as Inscrições que estão abertas, são limitadas e gratuitas, serão realizadas na coordenação do PPG Sociologia (sala 308B CCHL/UFPI) nos horários de 8h30m às11h30m / 14h30 às 17h30m até o dia 10/03 ou até restarem vagas.

Informações por meio do fone: 3215 5697.

Demais informações também serão difundidas através das redes sociais e canais de comunicações oficiais da UFPI e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.