Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do Curso de Engenharia de Produção defende Tese de Doutorado em Portugal
Início do conteúdo da página

Docente do Curso de Engenharia de Produção defende Tese de Doutorado em Portugal

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Tese_de_Doutorado.jpg

Professor Hélio Cavalcante, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção UFPI

O Professor Doutor e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Hélio Albuquerque Cavalcante Neto, apresentou na cidade de Porto, em Portugal, a tese de Doutorado "Ambiente Térmico como instrumento na Gestão da Construção em Altura", por meio do Programa de Doutorado em Segurança e Saúde Ocupacionais, na Universidade do Porto.

Na tese, o professor Hélio Albuquerque constatou que há grandes variações dos parâmetros ambientais conforme a mudança de altura nas regiões metropolitanas, que sugere uma implementação dos estudos clássicos difundidos na literatura. Isso permite uma melhor gestão durante a construção de grandes edificações que visem assegurar o bem-estar do trabalhador. Por fim, foi estabelecido um questionário padronizado a ser aplicado em ambientes abertos, o que vem a suprir uma lacuna na literatura à respeito do tema. 

20170208_131023_1.jpg

Professor Hélio Albuquerque Cavalcante Neto e a Banca Examinadora 

O professor avalia as contribuições da tese. "Desenvolver o trabalho em uma universidade de renome internacional foi uma experiência ímpar, na qual possibilitou conhecer novos métodos de investigação, além de desenvolver trabalhos em conjunto com pesquisadores universitários e profissionais do ramo industrial sempre buscando uma aplicabilidade prática que traga contribuição no desenvolvimento da ciência. Ademais, essa experiência permite aperfeiçoar algumas práticas internas do curso de Engenharia de Produção da UFPI, visando uma maior preparação do estudante perante ao mercado de trabalho", destacou. 

O Laboratório de Prevenção de Riscos Ocupacionais e Ambientais (PROA) da Universidade do Porto sinalizou positivamente sobre uma parceria com o Curso de Engenharia de Produção da UFPI no desenvolvimento de estudos na temática. Com isso, a Coordenação do referido curso está buscando verificar os procedimentos para o estabelecimento de um convênio formal que vise incrementar a formação de seus alunos assim como a contribuição científica na realização de estudos relacionados ao tema.

Participaram da banca examinadora o Prof. Dr. Alfredo Augusto Vieira Soeiro, Prof. Dr. Mário de Almeida Rodrigues Talaia, Profa. Dra. Senhorinha Fátima Capela Fortunas Teixeira, Olivia Maria de castro pinho, Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas, além do Orientador Prof. Dr. João Manuel Abreu dos Santos Baptista. 

O Professor Hélio possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), tendo experiência na área de Qualidade, Sustentabilidade e Saúde e Segurança no Trabalho, pesquisador do Grupo de Estudos em Produtos e Processos Agroindustriais do Cerrado e membro do Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada e Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente térmico, segurança na construção civil e sustentabilidade empresarial. Desde 2014 faz parte do quadro de servidores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de Coordenar  o Curso de Engenharia de Produção do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Fim do conteúdo da página