Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança proposta de Programa de Inclusão Digital

Professor da UFPI lança proposta de Programa de Inclusão Digital

Em reunião realizada na tarde dessa terça-feira (21), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) discutiu propostas de inovações tecnológicas e de desenvolvimento social da Instituição, que envolvem o Programa de Inclusão Digital. Na ocasião, a universidade recebeu o Prof. Dr. Gildário Dias Lima, que explicou as suas propostas de inovações inicialmente para o Restaurante Universitário (RU), como também para outros setores da Instituição.

Durante a reunião estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; superintendentes, pró-reitores, entre outros membros da Administração Superior, servidores técnico-administrativos e colaboradores da Instituição.

DSC_0021.JPG

Prof. Dr. Gildário Dias Lima

O Prof. Dr. Gildário Dias Lima explicou que a Instituição necessita nesses momentos de escassez financeira de uma maneira eficaz de controle organizacional para que todos possam se beneficiar de forma justa e saudável. “Nós ultimamente estamos tentando trabalhar de maneira amodernizada e o primeiro grande gargalo que existe ao se trabalhar com estruturas complexas é o controle, e não existe controle sem tecnologia, como por exemplo, é muito grave se estar a frente de algo e não se ter respostas sobre suas demandas, como desperdícios, gastos, benefícios dentro de uma instituição como a UFPI, e foi nessa perspectiva que criamos esse projeto e, inclusive, o Campus Ministro Reis Veloso (CMRV) irá começar esse novo sistema nesse próximo semestre nos RU´s e futuramente na biblioteca como um método de acelerar o processo de aluguel e devolução de livros”, disse.

DSC_0030.JPG

Exemplo de cadastro de estudante no sistema LEVSOFT utilizando o cartão magnético no prototico do arduino

Durante o seu pronunciamento, o professor demonstrou uma forma dinâmica e relevante para o controle e acesso dos alunos e servidores dentro da própria Instituição, o uso de carteiras eletrônicas utilizando uma tecnologia barata e eficaz que possibilita o reconhecimento e monitoramento nos Restaurantes Universitários. E também de acordo com o professor, futuramente esses cartões poderão interagir e se comunicar com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O projeto é baseado em uso de arduinos e cartões de banda magnética de alta e baixa coercividade. E para que sua distribuição não seja parcial, o professor sugeriu que a introdução desse novo método seja aplicado nas carteirinhas de estudantes emitidas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para que não haja uma comercialização a mais dentro dos parâmetros aceitáveis. O projeto visa o controle de pessoas que não estejam dentro da grade da Instituição e no momento que utilizam os RU´s esgotam o estoque de alimentos que são inicialmente direcionados aos estudantes e servidores da Universidade.

DSC 0032

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O Reitor destacou que o projeto apresentado pelo professor é importante para crescermos mais como instituição e mostrarmos o quanto a tecnologia pode ser util quando se trata de organização. ”O professor Gildário deu alusão inicialmente ao projeto nos meados de 2016 e hoje ele nos mostrou a execução da prática desse sistema e como é feita a aplicação dentro dos campis da Universidade. Posso afirmar que essa inovação tecnológica trará grandes benefícios para a Instituição agora e futuramente”, ressaltou.

Confira mais fotos:

DSC_0033.JPG