Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rádio Universitária conquista segunda colocação no I Prêmio de Reportagem, do Ministério Público do Piauí (MPPI)

DSC_0003_site.jpg

A Rádio Universitária da UFPI conquista segunda colocação no I Prêmio de Reportagem, do Ministério Público do Piauí (MPPI)

A Rádio Universitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou na manhã da última sexta-feira (17), na categoria radiojornalismo o 1º Prêmio de Reportagem pelo Ministério Público, ficando em segundo com a matéria: Reportagem sobre a rede de atendimento às vítimas de violência doméstica.

O concurso promovido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) que premiou os melhores trabalhos em quatro categorias: jornalismo impresso, webjornalismo, radiojornalismo e telejornalismo. O certame teve como tema; “A importância da atuação do Ministério Público para a Sociedade”.

A Matéria Especial

Dentro desse tema, Rodrigo Carvalho, Jéssica Sales, Adriano de Lima, Uziana de Moraes e Elenita Carlos, fizeram diversas pesquisas, conversaram com procuradores e com o apoio do Diretor da Rádio, Professor Paulo Fernando de Carvalho Lopes, e decidiram trabalhar com o tema: Reportagem sobre a rede de atendimento às vítimas de violência doméstica, por ser de grande relevância no combate a violência.

A rádio reportagem traz um depoimento verídico de uma vítima de violência doméstica, que se chama “Luiza”. O nome é fictício para preservar sua identidade. São feitos relatos de abusos sofridos por Luiza tendo como algoz seu companheiro que resolve acionar a Justiça, Além da personagem, participam uma psicóloga, o Promotor Francisco de Jesus que representa o Ministério Público e a delegada Vilma Alves que atua no combate a violência, representando a Delegacia da Mulher.

DSC_0014.JPG

Diretor da Rádio Professor Paulo Fernando

O Diretor da Rádio Professor Paulo Fernando, que desde 2013 está á frente da coordenação da Rádio, destaca que tudo isso foi resultado de um trabalho em equipe, e que a rádio desenvolve trabalhos que visam não só informar, mas atuar de forma transparente, esclarecendo e divulgando fatos importantes e relevantes. " Esse é o primeiro prêmio de 2017, foi muito interessante para a comunidade poder participar de várias matérias, vários enfoques que a programação já traz nos mesmos núcleos e temos tido a possibilidade de concorrer com outras matérias. Uma rádio universitária, pública ser premiada, é uma coroação de todo o nosso trabalho. O Ministério Público tem uma atuação fundamental, com questões sociais muito próximas de nossa linha editorial da rádio. Temos uma preocupação em manter a proposta do radiojornalismo.

DSC_0022_site.jpg

Para Rodrigo Carvalho, a rádio universitária, possui uma das melhores estruturas em Teresina

Rodrigo Carvalho avalia o trabalho feito na FMUFPI: "A rádio universitária, possui uma das melhores estruturas aqui em Teresina. Temos tudo para dar certo, além de ser um aprendizado, porque é uma rádio escola, onde os alunos tem a oportunidade de vivenciar e aprender as técnicas e praticar no contexto jornalístico e informativo. Todo esse sucesso se resume a uma equipe excelente e comprometida, além do maior incentivador em todos os projetos da rádio, que é o Professor Paulo Fernando”.

A Rádio Universitária está vinculada a Superintendência de Comunicação da UFPI que tem como gestora a Professora Dra. Jacqueline Lima Dourado. Por meio da SCS e como o apoio da Administração Superior foi possível fazer reformas internas e reequipar a rádio com novos. Para a Professora Jacqueline Dourado “a Rádio agora colhe os frutos dos investimentos em pessoal, equipamento e boa gestão. Além disso todos estão atentos aos concursos e afinados na produção de boas reportagens.” Finaliza.

Histórico de Premiações

A rádio Universitária foi criada em 10 de outubro de 2005, No final de 2008, com o prefixo ZYX 844, a Rádio FM Universitária, 96,7 MHz, inicia as transmissões em fase experimental, tendo como equipe inicial, o professor Paulo Henrique Gonçalves de Vilhena Filho, diretor da Rádio e Renato Basílio Soares, diretor de programação. No inicio, em sua fase laboratorial era gravado e contava com auxilio dos alunos de Laboratório Avançado de Radiojornalismo. Neste momento era veiculado duas vezes por semana. Universitária Esportiva estreou em 06/02/2012, sendo o primeiro programa diário e ao vivo da emissora. Neste primeiro momento o sistema de planejamento da rádio foi embasado na filosofia de “rádio escola” ou “rádio experimentação”, isto é, a filosofia de que o meio universitário é fonte precursora de talentos profissionais e inovações na área, merecendo liberdade de criação e elaboração de estratégias de gestão dos processos comunicacionais.

Prêmios Importantes

2015

V Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito/STRANS 2° Lugar Subcategoria- Rádio

I Prêmio Cooperativista de Jornalismo do Piauí  1° e 3° Lugar

2016

14º Concurso de Reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela”, na categoria rádio, com a matéria “Especial 21ª Caminhada da Fraternidade- 1° Lugar

Concurso da Academia Piauiense de Jornalismo (APJ), conquistou o prêmio Octávio Miranda na categoria Melhor FM Pública.

1° Prêmio de Reportagem

2˚ colocado: Rodrigo Sousa (FM Universitária)

Reportagem sobre a rede de atendimento às vítimas de violência doméstica.