Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI inaugura primeira pista de atletismo oficial do Piauí
Início do conteúdo da página

Diretor da ANP visita UFPI e avalia futuras parcerias em pesquisas

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 11h40

DSC_0003.jpg

Reunião do Reitor da UFPI, professores da UFPI com o Diretor da ANP.

Em reunião realizada nessa quinta-feira (16), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) avalia futuras parcerias com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na ocasião, a Instituição recebeu o diretor da ANP, Aurélio Cesar de Lima, para uma visita e propostas para acordos futuros. 

DSC_0007.jpg

Aurélio Cesar Nogueira, Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Para o Diretor da ANP Aurélio Cesar de Lima, dispor recursos financeiros e tecnológicos para a comunidade acadêmica é importante para gerar conhecimentos. "A UFPI se aproxima da agência por meio do desenvolvimento dos seus projetos acadêmicos em pesquisas até a produção de novas tecnologias, além de contribuir na formação dos estudantes. Esta parceria é um fortalecimento mútuo que poderá beneficiar o estado do Piauí com novos modelos de investimentos para desenvolver equipamentos e conhecimentos específicos", afirmou.

DSC_0045.jpg

Visita ao Laboratório de Geoquímica Orgânica, representante da ANP e professores da UFPI.

A UFPI possui parceria com o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobras por meio da ANP. O fruto desta parceria é o Laboratório de Geoquímica Orgânica (LAGO), o primeiro laboratório de geoquímica orgânica da Região Nordeste. Em pouco mais de 4 anos de pesquisas e desenvolvimento, o LAGO contribui para a rede geoquímica orgânica da Petrobras no que diz respeito ao potencial econômico de rochas geradoras do Piauí. E com a demanda de exploração de gás na bacia do Parnaíba os trabalhos estão sendo direcionados para a análise de rochas sedimentares na bacia do Parnaíba.

DSC_0072.jpg

Coordenador do LAGO, Prof. Dr. em Geoquímica Sidney Gonçalves de Lima

Segundo o Coordenador do LAGO, Prof. Dr. Sidney Gonçalves de Lima, é de vital importância investimentos no campo de pesquisas. "Além das contribuições das pesquisas específicas para o desenvolvimento cientifico é importante a preocupação da formação de novos pesquisadores", destacou.

 

anp-agencia-nacional-do-petroleo.jpg

Saiba Mais

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis é responsável pela análise, aprovação, acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos, de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (Cláusula de PD&I) constante dos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural tem como objetivo estimular a pesquisa e a adoção de novas tecnologias para o setor, que é uma das atribuições da ANP (Lei nº 9.478/1997), contribuindo com Instituições Federais dando suporte em matérias para pesquisas.

Fim do conteúdo da página