Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PREX promove o curso de Acesso aos Dados da BIREME

PREX promove o curso de Acesso aos Dados da BIREME

DSC_0004.JPG

Auditório da Pró-Reitoria de Extensão

Na tarde desta terça-feira (14), aconteceu no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), a abertura do curso sobre "Acesso a Banco de Dados da BIREME", evento tem como objetivo orientar e tirar dúvidas quanto o acesso á Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) entre outras redes do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

O curso é oferecido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS); pelo Programa de Pós-Graduação em Sáude da Mulher (PPGSM) e pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e teve como palestrante a Coordenadora de Comunicação Cientifica do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME - OPAS - OMS), Carmem Verônica Mendes Abdala.

DSC_0003.JPG

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) foi estabelecida em 1998 como modelo, estratégia e plataforma operacional de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para gestão da informação e conhecimento em saúde na Região AL&C. A BVS é uma Rede de Redes construída coletivamente e coordenada pela BIREME. É desenvolvida, por princípio, de modo descentralizado, por meio de instâncias nacionais (BVS Argentina, BVS Brasil etc.) e redes temáticas de instituições relacionadas à pesquisa, ensino ou serviços (BVS Enfermagem, BVS Ministério da Saúde etc.)

DSC_0005.JPG

A Profa. Dra. Liz Cardoso Marinho Medeiros, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher, explicou que o curso será de grande importância para as futuras gerações. "A oficina foi organizada pelos programas de Pós-Graduação Saúde da Mulher e Saúde da comunidade da UFPI com apoio da SESAPI. Além disso, nós da coordenação estamos gravando todo o curso para que depois seja editado pela UNA-SUS e então disponibilizado para alunos da especialização ofertado pela mesma", declarou a professora.

DSC_0006.JPG

Maria das Graças Freire de Medeiros Carvalho, Coordenadora Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

Maria das Graças Freire de Medeiros Carvalho, Coordenadora Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), disse que sua maior convicção é que os materiais obtidos na gravação é de um grande avanço, tanto para a Sede do UNA-SUS, como também para os outros pólos. "Minha visão da oficina é bastante promissora, pois é um material riquissimo para ser utilizado nos nossos cursos, tanto para a especialização da saúde da família e comunidade, como no nosso mestrado que está inicializando as suas atividades no dia 06 de março e que vai abranger os pólos de São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Parnaiba", exclamou ela.