Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertas jornadas de Residência Médica e Multiprofissional da UFPI

Abertas jornadas de Residência Médica e Multiprofissional da UFPI

Encontro Hu 5

Residentes do Hospital Universitário da UFPI

Na manhã desta quarta-feira (8), foi realizada a solenidade de abertura da 8ª Jornada da Residência Médica e da 3ª Jornada da Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento contou com a presença de professores, preceptores, residentes e comunidade acadêmica da área de saúde, que lotaram o auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). As jornadas seguem até a próxima sexta (10), no auditório HU-UFPI, onde serão apresentados 46 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) de residentes.

Presente no evento, a Vice-Reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira, que na ocasião representou o Reitor José Arimatéia Dantas Lopes, ressaltou a importância da UFPI na formação de recursos humanos. "É papel desta Instituição a formação de profissionais qualificados, preparados para atuar no mercado de trabalho com ética e capacidade para enfrentar os diferentes desafios que sua área venha a apresentar", afirmou a Vice-reitora.

Encontro Hu 2

Mesa diretiva da Jornada de Residência Médica e Multiprofissional da UFPI

A Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Dra. Marta Alves Rosal, lembrou que são visíveis as conquistas realizadas no âmbito do Hospital Universitário nas áreas de ensino e pesquisa. “O HU-UFPI assumiu esse papel na formação de profissionais e tem demonstrado uma inquestionável evolução quantitativa e qualitativa, aumentando a oferta de residências e garantindo a qualidade dos programas”, observou a Dra. Marta Rosal.

“O Programa superou minhas expectativas. O HU-UFPI é uma instituição de referência na área da saúde, um hospital escola que contribuiu de forma decisiva para minha formação e qualificação profissional. Despeço-me com saudade desse ambiente, onde cultivamos, entre outras coisas, o hábito de discutir com nossos professores e colegas os casos da especialidade escolhida”, disse o Dr. Daves Prado, concludente da primeira turma da Residência Médica em Cardiologia e autor do TCC “Análise do Perfil Clínico e Evolutivo dos Pacientes com Infarto Agudo de Miocárdio sem Supra de ST em Hospital de Urgência de Teresina”, realizado sob orientação do Dr. Carlos Eduardo de Lima.

Encontro Hu 9

Residentes na abertura da Jornada de Residência Médica e Multiprofissional da UFPI

Atualmente, há 150 residentes nos programas de residência da UFPI, sendo 122 no Programa de Residência Médica, distribuídos em 21 especialidades; 22 no de Residência Multiprofissional, em cinco especialidades; e seis no Programa de Área Profissional da Saúde, em uma especialidade. Além do HU-UFPI, os Programas de Residência da UFPI mantêm convênios com o Hospital Aerolino de Abreu, com o Hospital Infantil Lucídio Portela, com o Hospital Getúlio Vargas, com o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e com a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Também estiveram presentes na abertura das jornadas o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder da Cunha; a Gerente de Administração do HU-UFPI, Maria Rachel de Castro, representando a Superintendência do Hospital; a Coordenadora da Residência Médica, Profa. Dra. Catarina Pires e a Vice-Coordenadora da Residência Multiprofissional, Profa. Maria das Graças Freire de Medeiros.

Veja outras informações no vídeo:

hu-play.jpg