Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Chesf serão parceiras no desenvolvimento de pesquisas

UFPI e Chesf serão parceiras no desenvolvimento de pesquisas

DSC_0670.JPG

Professores do Departamento de Engenharia Elétrica serão os primeiros a colaborar com a parceria com a Chesf

A UFPI irá colaborar na qualificação dos quadros de pessoal da Chesf e no desenvolvimento de tecnologias, que permitam à companhia entregar maior eficiência na prestação do serviço de abastecimento de energia elétrica. As oportunidades de pesquisa e desafios que Chesf tem pela frente foram apresentadas em reunião na tarde desta quarta-feira, dia 8, no Salão Nobre. O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu equipes da Chesf, ao lado de professores do Departamento de Engenharia Elétrica e dos pró-reitores de Extensão, Prof. Dr. Miguel Ferreira, e de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho.

O gerente de Operações da Chesf no Piauí, Sérgio Ricardo, fez uma apresentação para explicar como se dará a cooperação técnica entre Chesf e UFPI. Ele destacou que o foco da pesquisa será na área de sistemas de potência. Atualmente, a Chesf possui 14 usinas hidrelétricas, termelétricas e também investe em energia eólica.

DSC_0652.JPG

Gerente Operacional da Chesf no Piauí apresenta desafios a professores da UFPI

“A Chesf irá participar cedendo as instalações e as informações necessárias para viabilizar a pesquisa, o que para a UFPI seria um grande laboratório. O desafio é que a gente consiga capacitar mais nossos empregados e também possa contar com esse apoio fundamental da academia junto à empresa, disse.

Para Pedro Vilarinho, parcerias como essa abrem novas oportunidades no desenvolvimento de pesquisas. “Esse tipo de parceria é importante para a Universidade porque reflete em boa formação de recursos humanos tanto da pós-graduação quanto da graduação. Abre oportunidade para fazer pesquisa e também campo de estágio para nossos alunos”, afirmou o Pró-Reitor de Pesquisa.

DSC_0664.JPG

Reitor destacou importância de abrir as portas da Universidade para colaborar com os outras instituições

Na reunião, o Reitor garantiu total apoio para efetivação do convênio com a Chesf. “ Estamos aberto a realizar convênios com a Chesf e aumentar a proximidade com a Companhia. Nosso interesse é realmente grande em desenvolver esse acordo. E o pessoal da Engenharia Elétrica pode contar com nosso empenho no que for necessário.”, finalizou Arimatéia Dantas.

DSC_0686.JPG

Parceria resultará na qualificação de recursos humanos nas duas instituições