Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI disponibiliza ressonância magnética de mama para pacientes do SUS

HU-UFPI disponibiliza ressonância magnética de mama para pacientes do SUS

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) passa agora a oferecer, ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), o exame de ressonância magnética de mama, importante ferramenta para o diagnóstico precoce e para o acompanhamento do tratamento do câncer de mama, um dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Hospital Universitário é o único da rede pública a disponibilizar o exame no Piauí.

Exame de ressonância magnética de mama

De acordo com o radiologista Dr. Vinícius Carvalho, Chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HU-UFPI, trata-se de um exame mais sofisticado, que auxilia no diagnóstico especialmente em casos duvidosos. “A ressonância magnética de mama é um método que tem como principal característica a alta sensibilidade na caracterização de pequenos focos de tumor. As principais indicações do exame são o rastreamento de pacientes de alto ou moderado risco para câncer (com antecedente na família) e mamas muito densas”, esclarece.

dr vinicius

Dr. Vinícius Carvalho, Chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HU-UFPI

Segundo o Dr. Vinícius, com a disponibilidade da ressonância magnética de mama, “o HU-UFPI fecha o arsenal necessário para diagnóstico e tratamento do câncer de mama, ofertando desde o rastreamento com a mamografia e a ultrassonagrafia, passando pela biopsia até o tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON)”.

HU RESSONA3

Equipamento que possibilita a realização do exame

“A primeira ressonância magnética de mama do HU foi realizada em uma paciente de 33 anos, portadora de câncer de mama, com tratamento em curso, que precisava avaliar a necessidade de cirurgia. Esse é um caso que exemplifica a importância do exame que agora está disponível ao paciente do SUS gratuitamente”, concluiu o Dr. Vinícius Carvalho.

Assista à reportagem:

0f7fb721-404d-445a-a61d-5b16c3e3b459.jpg