Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Seminário Internacional de Filosofia traz discussão sobre ética no século XXI

DSC_0404.JPG

Programação do Seminário acontece no auditório do CT

Teve início nesta segunda-feira (16), o III Seminário Internacional de Filosofia. O evento, que é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, contou na sua noite de abertura com a palestra "Ortega y Gasset: contribuiciones a una racionalidad hermenéutica" ministrada pelo Prof. Dr. Tomás Domingo Moratalla, Professor de Filosofia Moral da Universidad Complutense de Madrid – Espanha.

DSC_0417.JPG

Prof. Dr. Tomás Domingo Moratalla

A partir desta terça-feira (17), a programação recebe o minicurso "Hacia una ética de la responsabilidad. Una ética para el siglo XXI" com duração de quatro dias e também conduzida pelo Prof. Tomás Moratalla. "Ontem nós trabalhamos com a filosofia de Ortega y Gasset, e apresentamos isso dentro de uma perspectiva filosófica europeia e mundial, buscando relacionar com outros autores. Os estudos de Ortega nos trazem a pauta para o lançamento deste minicurso que acontece hoje. O autor fala da necessidade de transformar, mudar as circunstâncias e aplicar a filosofia para a vida. Então, ao longo desses dias iremos percorrer os pontos debatidos na palestra, além de tratar sobre ética da responsabilidade, utilizando as ferramentas da filosofia contemporânea. A exploração da temática é importante para enfrentar problemas da ordem social e política, ou seja, diferentes âmbitos", explicou.

DSC_0411.JPG

Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista

Segundo o membro da comissão organizadora, Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista, desde a primeira edição do Seminário há a troca de conhecimento com variados pesquisadores estrangeiros. "Neste terceiro ano de evento, a ideia era estender o debate promovido nas aulas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia com as pesquisas desenvolvidas pelo Professor Tomás. No entanto, a discussão não só se restringe aos acadêmicos do mestrado em filosofia ou discentes da UFPI, mas também é essencial para o seio social da população piauiense", finalizou.

O III Seminário de Filosofia tem como público-alvo todos os alunos e pesquisadores da UFPI, em especial os alunos de Pós-Graduação, como também toda a comunidade acadêmica de Teresina. O evento conta com o apoio financeiro da UFPI e do CNPq.

DSC_0399.JPG

Público acompanha minicurso "Hacia una ética de la responsabilidad. Una ética para el siglo XXI"