Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ministério da Educação vai lançar Inglês sem Fronteiras em 2012
Início do conteúdo da página

Ministério da Educação vai lançar Inglês sem Fronteiras em 2012

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Até o fim do ano, o Ministério da Educação vai lançar um programa para melhorar a proficiência dos estudantes brasileiros na língua inglesa. Batizado de Inglês sem Fronteiras, o projeto pretende auxiliar 160 mil estudantes a fazer testes de proficiência na língua. Os que tiverem melhor desempenho ganharão cursos presenciais e, os demais, cursos semipresenciais.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, o projeto tem o objetivo de ajudar os alunos da rede pública a melhorar a proficiência na língua, uma das maiores barreiras para os candidatos do programa Ciência sem Fronteiras. "Esse é a maior barreira dos nossos alunos e precisamos acabar com ela", afirmou.

Coordenado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o projeto oferece bolsas de graduação e pós no exterior a estudantes brasileiros. A expectativa é de, até 2014, 101 mil bolsas sejam distribuídas.

Cotas no programa

Segundo Mercadante, a possibilidade de criar cotas para negros e egressos de escolas públicas no programa ainda está em discussão. A primeira providência, de acordo com o ministro, é fazer um levantamento de quantos estudantes que vieram da rede pública e são negros foram beneficiados pelas bolsas.

Como essa não era uma informação (especialmente a raça) exigida nos formulários, os dados ainda não precisos. "Mas o levantamento preliminar mostra que um terço dos alunos contactados estão nesse perfil. Ainda vamos avaliar", comentou.

 

Fonte: Ministério da Educação

Fim do conteúdo da página