Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 1° Simpósio de Agrotecnologias do Colégio Técnico de Teresina

1° Simpósio de Agrotecnologias do Colégio Técnico de Teresina

DSC 0940

Dia de campo com a cultura do milho: capacitação preparo do solo e plantio

O Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI) realizou entre os dias 5 e 7 de dezembro o 1° Simpósio de Agrotecnologias do CTT. O evento aconteceu juntamente com o 1º Workshop de Agroecologia e a 1ª Mostra de Pesquisa e Extensão, com apresentação dos resultados das suas pesquisas realizadas pelos estudantes no decorrer do curso.

Com o objetivo de promover a difusão de tecnologias agropecuárias e agroecológicas apropriadas a agricultura familiar, o evento uniu estudantes de escolas agrotécnicas e agrícolas do Meio-Norte do Brasil.

DSC 0955

Profa. Dra. Luzineide Fernandes

A Profa. Dra. Luzineide Fernandes faz parte da organização do evento. Segundo ela, o Simpósio aproxima a comunidade externa e proporciona a troca de conhecimentos. "É uma forma de nós mostrarmos o trabalho do CTT, rompendo os muros da Universidade, e trazermos essa importância dos profissionais técnicos. Além disso, os alunos veem toda a parte teórica e prática, para concretizarem tudo aquilo que aprenderam na sala de aula. O evento foi constituído de várias temáticas, relacionadas tanto à parte prática da área animal, como também à questão agroecológica", diz.

DSC 0961

Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do CTT/UFPI, Prof. Dr. Raimundo José

O Prof. Dr. Raimundo José, Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do CTT/UFPI, ressalta a importância de unir teoria e prática para a formação do profissional técnico. "Esses eventos naturalmente são uma complementação ao conteúdo didático-pedagógico exposto durante as aulas. Portanto, o Simpósio é uma forma de motivar, de tirar esse aluno da rotina da sala de aula, de promover a troca com outras pessoas, e mostrar o Colégio Técnico de Teresina para o público externo, difundindo trabalho", pontua.

DSC 0969

Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú, Superintendente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT)

O Superintendente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú, ministrou na manhã de hoje (07) a capacitação sobre a colheita do milho. "Nós vamos tratar, dentro da cultura do milho, a colheita do milho verde, para a mesa, ou milho para a ração. Então nós vamos conhecer os teores de umidade para mostrarmos quando o milho deve ser colhido para ser utilizado na alimentação humana ou na alimentação de animais", explica.

DSC 0976

Antonio Sobrinho de Sousa, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)

O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Antonio Sobrinho de Sousa, realizou a capacitação sobre conservação de pastagem. Na ocasião, ele ensinou os estudantes como conservar a pastagem do período chuvoso, para alimentar os animais no período da seca.

O estudante do Curso Técnico em Agropecuária, Jhon Alves da Silva, relata que sempre participa de eventos como esse visando o aprimoramento da sua formação acadêmica. "A participação desses eventos é fundamental na vida de um estudante porque entramos em contato com profissionais de fora, que trazem informações novas e nos dão um direcionamento para pesquisar posteriormente", aponta.