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NTI divulga relatório de gestão dos seis primeiros meses de 2012

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI da Universidade Federal do Piauí divulga o Relatório de Gestão 2012.1, correspondente às ações realizadas durante os seis primeiros meses de 2012. Segundo o diretor do NTI, Guilherme Amaral Avelino, o relatório expõe a consolidação dos investimentos realizados no ano de 2011, traduzindo-os em melhorias nos serviços oferecidos pelo setor à comunidade.

O setor, antes denominado de Núcleo de Processamento de Dados - NPD, passou por uma reforma sendo reinaugurado no dia 09 de setembro de 2011. Com esta reforma, o NTI passou a contar com uma estrutura mais adequada ao seu funcionamento, permitindo, inclusive, a adoção de eficazes medidas de segurança que garantem a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe.

Foram investidos no NTI, em infraestrutura, aproximadamente R$ 310.000,00 na aquisição de um novo núcleo de redes e R$ 750.000,00 na compra de servidores, modelo Blade, que substituíram os antigos servidores dos tipos torre e rack. Um exemplo de melhorias fruto das aquisições de 2011 é a interligação de centros, como CCHL, CCE, CT, Física, Química e Biologia ao NTI a uma velocidade de 1000Mbps (Mega Bits Por Segundos). A velocidade anteriormente era de 100Mbps. No núcleo de rede são conectadas as fibras ópticas dos diversos setores da UFPI, interligado esses aos servidores armazenados no NTI e aos links de Internet.

 

Núcleo de rede da UFPI

O diretor ressaltou que em 2011 foram realizados investimentos não somente para a melhoria da infraestrutura, mas também no que se refere à realização de contratações essenciais para implantação dos sistemas SIG, permitindo que em 2012 se pudesse trabalhar para ampliar e melhorar os serviços de Tecnologia da Informação (TI) disponíveis à comunidade acadêmica da UFPI. Houve, assim, o desenvolvimento de ações que permitiram melhorar a rede interna, ampliar o acesso à Internet e implantar diversos módulos dos sistemas institucionais, contemplando atividades do setor de recursos humanos e da pós-graduação.

Uma das ações desenvolvidas pelo NTI foi a de aprimorar a transparência das atividades desenvolvidas pelo setor. Além da publicação constante de notícias na página principal da UFPI, informando sobre as ações realizadas, sistemas implantados, interrupções programadas e falhas ocorridas, o acesso a mapas de monitoramento dos serviços de TI tem sido liberado e publicado na página do Núcleo para que a comunidade acadêmica possa acompanhar e monitorar seu funcionamento. O usuário pode acompanhar o funcionamento da rede da UFPI acessando os mapas de monitoramento, pelos quais é possível observar tanto o consumo individual de cada setor, como o status do funcionamento de cada equipamento de rede. 

Atendimento e serviços à comunidade acadêmica

O NTI também oferece atendimento on-line, através do site e disponibiliza um canal de comunicação para a comunidade acadêmica na rede social twitter. O Núcleo criou suporte ao usuário no uso dos equipamentos e sistemas de informação, manutenção da rede da UFPI e manutenção dos equipamentos do parque computacional da Instituição. A fim de facilitar, organizar e monitorar os serviços prestados, o NTI criou diversos processos e normas que deverão ser lidos e seguidos pelos usuários que necessitarem utilizar um dos serviços disponíveis. Trabalham no atendimento ao usuário três bolsistas da instituição e quatro servidores.

Atendimento à comunidade acadêmica

Manutenção dos equipamentos da universidade são realizados por bolsistas e servidores

Em 2012, foi implantado no NTI o Network Operation Center - NOC (Centro de Operação de Rede), que permite o monitoramento pró-ativo, por meio de softwares como zabbiz e cacti, da atividade e do desempenho de ativos de rede e links de Internet que compõem o ambiente de rede da UFPI. Também são monitorados os diversos servidores de aplicação, a temperatura e o fornecimento elétrico do DATACENTER, bem como o consumo de rede por cada setor da UFPI. Qualquer falha ou comportamento inesperado geram alertas, os quais são imediatamente tratados.

Central de monitoramento de rede

 

Construção do DATACENTER do HU

Em 2012, o NTI projetou e acompanhou a construção do DATACENTER do Hospital Universitário (HU), especificando os equipamentos e a infraestrutura da sala. A infraestrutura desse DATACENTER foi criada para que funcione de forma independente do DATACENTER da UFPI, alocado no NTI, possuindo equipamentos próprios para gerenciamento da infraestrutura de comunicação do hospital (rede cabeada e sem fio), bem como os servidores de aplicação onde será implantado o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários - AGHU, que controlará as atividades do HU.

Agrupando todas as unidades de processamento e armazenamento, a configuração atual do servidor Blade do HU possui 62.5 GHZ de processamento (2 lâminas com 2 processadores de 6 núcleos cada), 96 GB de memória RAM e 16 TB de armazenamento em disco rígido, além de capacidade de armazenamento em fita para backup de mais de 192 TB.

Embora independente, sua infraestrutura é semelhante à adquirida para o NTI, facilitando assim o suporte, quando necessário. Além disso, a construção de uma infraestrutura compatível com a do NTI, permite que, na ocorrência de falha grave em um dos dois DATACENTER, os principais sistemas possam ser migrados para o outro
ambiente, sem perda de informações e minimizando a interrupção dos serviços.

Servidor Blade com sistema de refrigeração dedicado

Rack com equipamentos de rede do HU

 

Ampliação do acesso à internet e comunicação de alta velocidade

A materialização de dois projetos (Rede POTI e ampliação do link alternativo) permitiram a ampliação do acesso à Internet do campus em mais de 10 vezes, saindo de uma velocidade inferior a 100 Mbps para uma velocidade total de 1,1 Gbps (1100 Mbps). Além da ampliação, a existência de dois links reduziu bastante a indisponibilidade no acesso à Internet. 

A Rede POTI (nome dado à implantação do projeto Redecomep em Teresina) permitiu à UFPI se conectar a Internet a velocidade de 1 Gbps através do backbone da RNP. Além do acesso à Internet, ao interligar diversas instituições de ensino, a rede fornece um meio de comunicação de alta velocidade que pode ser utilizado para o desenvolvimento de diferentes projetos interinstitucionais. Além da implantação da Rede POTI, a contratação de um link alternativo de 100 Mbps ampliou ainda mais a banda de acesso à Internet, e forneceu um caminho alternativo para falhas no serviço provido através da rede POTI.

Segundo Guilherme Amaral, a ampliação do acesso à Internet nos campi do interior é dificultada devido à falta de infraestrutura das operadoras de telefonia nessas regiões. Por mais que a UFPI tenha tentado contratar velocidades maiores mesmo pagando um preço elevado, as operadoras não conseguem atender às solicitações por completo. Todos os campi possuem dois links de Internet, um fornecido pela RNP e outro contratado pela UFPI. A existência desses dois canais de comunicação diferentes permite evitar a perda de conectividade na ocorrência de falha em um dos links.

Velocidades maiores foram licitadas e a implantação aguarda ampliação da infraestrutura da operadora vencedora da licitação. Há, ainda para esse ano, previsão de ampliação de 2 para 4 Mbps dos links da RNP fornecidos aos campi de Floriano e Bom Jesus. O campus de Parnaíba foi selecionado para participar do primeiro ano do projeto Veredas Novas, que objetiva interligá-lo à rede RNP a uma velocidade de 100 Mbps.

 

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