Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Floriano: estudantes participam do projeto "Arte da Palavra"

Floriano: estudantes participam do projeto "Arte da Palavra"

Nos dias 24 e 25 de outubro os estudantes do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) participaram do  projeto “arte da palavra” promovido pelo SESC/SENAC. No intuito de articular e estreitar a relação entre conhecimento teórico prático na área das artes, o programa  visa aproximar artistas e estudiosos de renome nacional e internacional com a comunidade local, de modo a compartilharem suas subjetivações e vivência sociocultural, cujas bases de atuação tem como foco a política de formação de artistas voltada ao aprimoramento da percepção critica e estética das artes.

DSCF4530.JPG

Oficina promovida pelo SESC/SENAC

A oficina escrita criativa foi ministrada pelo historiador e escritor Carlos Henrique Schroeder e teve como tema: “A palavra ao redor de outras linguagens”. O pesquisador enfatizou a escrituração de modo a despertar habilidades cognitivas, estimular a criação textual e socializa-los. Os métodos utilizados por Schroeder entrecruza as diferentes linguagens numa simbiose expressiva e discursiva da linguagem aguçando assim, a percepção, a emoção e intuição em processos continuo de afetamentos, análise, reflexão, fruição e criação artística e literária. Estes cruzamentos tornaram possíveis através da pratica de estimulação do inconsciente individual e coletivo, pelo qual o imaginário ganhou forma, cor e tessitura nas variações rítmicas dos intérpretes partícipes da oficina.

Segundo a Profa. Antônia Mary Silva a colaboração dos programas culturais do SESC beneficia ao processo de ensino e aprendizagem da Arte. "O projeto facilita aos alunos o acesso às diferentes formas de criação artísticas e sua fruição estabelecendo assim, a conversa com o artista de modo a compreender o sentido do fazer estético como condição e ampliação de sua relação com o mundo", finalizou.

DSCF4536.JPG

Estudantes da UFPI participam do projeto "Arte da Palavra"