Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de seminário sobre MP que altera a estrutura do Ensino Médio

WhatsApp Image 2016 10 20 at 11.48.32

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Lopes Dantas, foi convidado para participar como debatedor no seminário “Reflexões sobre o Ensino Médio Brasileiro: impactos da Medida Provisória 746/2016”, promovido pela Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento acontece nesta quinta-feira (20), de 9 às 19 horas, no salão nobre da Reitoria da UFBA, e poderá ser acompanhado na transmissão online por meio do link: aovivo.ufba.br/mpensinomedio.

O Reitor da UFPI participa do terceiro debate, com início às 16h30 e que tem como tema “A Reforma do Ensino Médio proposta através da Medida Provisória”. Esse debate será mediado pelo Reitor da UFBA, Prof. Dr. João Carlos Salles, e terá a participação, além do Reitor da UFPI, de um representante do MEC; Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ariane de Sá; Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Sandra Regina Paz da Silva; Coordenador do Fórum Nacional de Educação, Heleno Araújo; Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Almérico Lima; e Coordenadora Geral do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Célia Maria Benedicto Giglio.

Seminário “Reflexões sobre o Ensino Médio Brasileiro: impactos da Medida Provisória 746/2016”

O evento tem a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretária da Educação do Estado da Bahia, pró-reitores e professores de universidades federais do Nordeste e diversas outras entidades ligadas à Educação como a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino (ANDIFES), Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES) e o Fórum Nacional de Educação.

O evento teve início às 09h30, com o debate sobre “Concepções do Ensino Médio”, que será mediado pelo diretor da Faculdade de Educação da UFBA, Cléverson Suzart. Entre os participantes estão o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo Sávio Angeiras Góes; e o Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Nilton Vasconcelos.

A partir de 13h30, a discussão será sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio, com mediação de Penildon Silva Filho, e a participação do Superintendente de Educação Básica – SEC/BA, Ney Campello.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, será o mediador do debate que começa às 16h30, com a questão central sobre a reforma do Ensino Médio proposta através da Medida Provisória 746/2016. Participarão dessa discussão o representante do MEC e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre outros convidados.

A ideia do evento surgiu em uma reunião do reitor João Carlos Salles com o pró-reitor de Ensino de Graduação, o diretor da Faculdade de Educação, professoras e representantes da coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorrida no último mês de setembro. No diálogo, ficou evidente a urgência de uma melhor compreensão da Medida Provisória que altera a organização do Ensino Médio e foi decidida a realização de uma ampla jornada de debates sobre o tema.

Debate das 9h30: Concepções de Ensino Médio

Mediador: Cléverson Suzart (Diretor da FACED)

• Jefferson Fernandes Alves (Centro de Educação – UFRN)

• Marise Souza Carvalho (Docente – FACED/UFBA)