Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCHL: novos laboratórios garantem a dinâmica e a prática em sala de aula

CCHL: novos laboratórios garantem a dinâmica e a prática em sala de aula

Desde o retorno às aulas, os alunos da Universidade Federal do Piauí, em especial os do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), contam com as novas instalações do Laboratório de Informática. O espaço foi reformado e equipado com 30 novos computadores, scanner, impressora e ar-condicionado split.

Alunos utilizam o Laboratório de Informática do CCHL para pesquisa e trabalhos acadêmicos

O CCHL abriga 11 cursos de graduação, 8 cursos de pós-graduação, além dos cursos de extensão em línguas. Diante do grande número de alunos que utilizam este espaço físico diariamente, a direção do Centro tem trabalhado para a melhoria da infraestrutura da área visando o bem estar da comunidade acadêmica.

Além da melhoria física, como reforma e construção de salas de aula, banheiros, pavimentação de calçadas; a atual gestão investe também na melhoria tecnológica de espaços como o Laboratório de Práticas Educacionais, que começou a funcionar no segundo semestre de 2011.

Criado com o objetivo de ser uma espaço para prática e simulação de ambientes empresariais, o Laboratório está equipado com 35 computadores conectados à internet, data show fixo e ar-condicionado split. Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Geografia já utilizam o Laboratório de Práticas Educacionais.

Laboratório de Práticas Educacionais

Os alunos de Ciências Contábeis, campus Teresina, utilizam o Laboratório como espaço de apoio às disciplinas de métodos quantitativos e estatísticos. O Prof. Dr. Jesusmar Andrade, do curso de Ciências Contábeis, ministra a disciplina Métodos Quantitativos (4º período) no laboratório. "Um ambiente como esse é necessário para o bom desenvolvimento de qualquer disciplina que envolva ferramentas computacionais", afirma. Segundo Jesusmar, o laboratório aguarda uma parceria com o Banco do Nordeste (BNB) para financiamento de softwares avançados de simulação de dados.

Prof. Dr. Jesusmar Andrade utiliza a estrutura do Laboratório de Práticas Educacionais nas aula de Métodos Quantitativos nas turmas de Ciências Contábeis

O professor Francisco Veloso, do Departamento de Geografia e História, usa os recursos do Laboratório para ministrar as disciplinas de Evolução do Pensamento Geográfico e Organização do Espaço, respectivamente, do 2º e 4º períodos. O professor afirma que as ferramentas disponíveis na sala aumentam o interesse dos alunos, elevam a qualidade da formação e ajudam no preparo dos jovens para o mercado de trabalho. " Como o curso de Geografia é voltado para a licenciatura, utilizo o Laboratório de Práticas Educacionais para ensiná-los a manusear a tecnologia para, no futuro, eles a utilizarem como recursos didáticos em sala de aula", explica.

Os alunos aprendem a usar programas abertos como o Google Earth, que disponibiliza imagens globais, para fins didáticos. O acesso a acervos de pesquisas mundiais, como mapotecas digitais, também é um dos pontos trabalhados pelo professor Francisco Veloso no laboratório.

Os laboratórios estão à disposição da comunidade acadêmica. O Laboratório de Informática funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 08 às 12h e das 14 às 18 h.
Os interessados em utilizar o Laboratório de Práticas Educacionais devem realizar o agendamento prévio na Secretária do CCHL.

Laboratório de Informática do CCHL: equipado com 30 novos computadores, scanner, impressora e ar-condicionado split

Laboratório de Práticas Educacionais: 35 computadores conectados à internet, data show fixo e ar-condicionado split