Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Iniciativa do projeto VER-SUS/Brasil leva estudantes da UFPI à assentamento em Picos

ver sus picos

Estudantes em visita ao Posto de Saúde no Assentamento Ambrósio, em Geminiano, Picos

Nesta terça-feira (23), estudantes dos Cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia entre outras áreas do conhecimento científico da Universidade Federal do Piauí (UFPI) visitaram o assentamento "Agrovila Ambrósio" localizado na cidade de Picos. A atividade aconteceu, por meio do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil). O programa, que se trata de uma proposta do Ministério da Saúde, tem por intuito estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações.

Durante a estadia no assentamento, os estudantes estavam acompanhados pela docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Profa. Dra. Michelli Ferreira dos Santos. De acordo com a pesquisadora, a vivência permite aos alunos experimentarem um novo espaço de aprendizagem. "Compreender o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitam a formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população", destacou.

Segundo o discente do oitavo período em Enfermagem do Campus de Picos e Coordenador Regional do VER-SUS Centro-Sul Piauiense, Matheus Soares Santos, o projeto se propõe ao intercâmbio de conhecimento entre diferentes segmentos acadêmicos. "A proposta do VER-SUS é totalmente direcionada para o reconhecimento da interdisciplinaridade propondo aos viventes uma oportunidade ímpar em sua vida acadêmica e transformando-os em futuros profissionais que hoje estão imersos na academia mas que em um futuro próximo estará inserido no mercado de trabalho e terá a oportunidade de praticar um serviço diferenciado, humano e empático ao sofrimento alheio", finalizou.