Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Universidade Federal da Paraíba recebe Exposição Xirè dos Orixás do PPGANT/UFPI

Universidade Federal da Paraíba recebe Exposição Xirè dos Orixás do PPGANT/UFPI

A Universidade Federal da Paraíba (UFPR) recebeu entre os dias 04 e 06 de agosto a exposição Xirè dos Orixás, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGANT da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A exposição Xirè dos Orixás é parte da pesquisa intitulada “Roupas de Santo: marcadores identitários das religiões afro-brasileiras”, em desenvolvimento no PPGANT e que enfoca a problematização da intolerância religiosa e do racismo enquanto práticas recorrentes na sociedade brasileira, muitas vezes explicitados a partir do uso de determinada indumentária.

A exposição conta com 20 bonecos paramentados, 16 deles com as roupas dos orixás mais cultuados no Brasil, todos confeccionados pela professora do IFPI - Campus Teresina Zona Sul e mestranda do PPGANT, L'Hosana Tavares, orientanda da professora Dra. Verônica Cavalcante, da UFPI.

exposicao xire

L'Hosana Tavares ao lado da orientadora Verônica Cavalcante durante realização da exposição

Quirè dos Orixás busca alargar o discurso sobre religiões afro-brasileiras, mostrando a simbologia das “roupas de santo” empregadas em rituais do candomblé e da umbanda, tanto as usadas pelos filhos(as) dentro dos terreiros para afazeres cerimoniais (as chamadas roupas de ração) como as utilizadas durante as festas, nos momentos que antecedem a incorporação, possessão ou transe e as roupas específicas de cada orixá.  A construção das vestes apresentadas são reproduções das originais encontradas nos terreiros IlÉ Oyà Tade e Ilè Asè Ollomi Wura (Teresina – PI).

exposicao xire 1

Público aprecia exposição

Segundo L"hosana Tavares a exposição prioriza o corpo e a indumentária enquanto categorias importantes para o conhecimento nos campos da moda e da antropologia, apresentados como valiosos instrumentos desnaturalizadores, desconstrutores de preconceitos e de intolerâncias etnocêntricas em relação aos cultos religiosos e rituais afro-brasileiros.

exposicao xire 2