Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de Arquitetura da UFPI apresentam projeto de Avenida para moradores da Zona Norte de Teresina

Na quinta feira (03), os estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentaram as propostas dos projetos arquitetônicos para o reordenamento da Avenida Boa Esperança, localizada na Zona Norte de Teresina. Na ocasião estiveram presente os moradores da região que puderam participar na construção dos projetos. O encontro aconteceu no Auditório do Centro de Tecnologia (CT)  da UFPI.

arqui

Arnaldo da Costa e Silva mora na Região da Avenida Boa Esperança há 35 anos

Arnaldo da Costa e Silva mora na região há 35 anos e ressalta a importância da participação da Universidade nas causas da comunidade. “A Prefeitura veio com projetos que não beneficiam os moradores. Sempre esperamos por melhorias no local como saneamento básico e infraestrutura, mas quando chegam essas propostas desapropriam as pessoas. Tem gente que mora há muito tempo e se sente invadida com esse tipo de ação. É muito bom ver as pessoas da Universidade que se interessam pela nossa causa e que querem ajudar a gente”, afirma.

arqui4

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPI apresentam projeto para Avenida Boa Esperança

Os estudante Thisciane Pessoa e Rômulo Marques fizeram parte do grupo de 11 estudantes da disciplina que apresentaram projetos com soluções para reoordenação da Avenida Boa Esperança. “Fizemos várias visitas ao local para entender como funcionava, as dimensões que não tinham nos mapas, conversamos com os moradores. O sentido do trabalho dentro da Universidade, não só no curso de arquitetura mas para qualquer curso, é servir a comunidade. Ter esse trabalho dentro da disciplina é essencial. É importante que os professores tenham essa sensibilidade de trazer essas questões para nós e que os alunos trabalhem nisso”, ressalta Thisciane.

“O trabalho começou em 2015 na disciplina de Desenvolvimento Urbano Regional, nela só fazemos as análises do local. Hoje, na disciplina Projeto de Urbanismo II pudemos fazer algo com base nas análises que tínhamos. Uma das possíveis causas dos problemas na avenida é falta do diálogo entre o corpo técnico que fez o planejamento da área e a população com suas necessidades”, explica Rômulo que cursa o 9º período de Arquitetura e Urbanismo na UFPI.

arqui3

Profª Drª Ângela Napoleão Braz do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI

Para a Professora Drª Ângela Napoleão Braz, é importante que os trabalhos desenvolvidos na Universidade contribuam para a cidade. “Estamos trabalhando com um problema surgido na avenida Boa Esperança, por conta de uma ampliação que implicou na remoção de quase duas mil famílias da área. Começamos a estudar para que o trabalho contemplasse tanto a obra de desenvolvimento urbano da prefeitura mas que também preservasse os interesses dos moradores. O curso de Arquitetura promove a integração entre as atividades didáticas e a realidade urbana”, explica.

“Agora, estamos apresentando esses projetos aos moradores para que eles possam dar contribuições com a intenção de redirecionar e apresentar o projeto á prefeitura como uma solução. É a Universidade colaborando para a construção da cidade”, conclui a professora.