Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Farmácia desenvolvem protótipos de cosméticos à base de alecrim, canela e casca de laranja
Início do conteúdo da página

Alunos de Farmácia desenvolvem protótipos de cosméticos à base de alecrim, canela e casca de laranja

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

cosmes111.jpg

Formulações usam vegetais conhecidos pela populaçao 

Formulações eficazes no combate a agentes causadores de doenças e produzidas à base de vegetais conhecidos pela população são características dos protóticos de fitocosméticos desenvolvidos por estudantes do  sétimo período de Farmácia da UFPI. Os protótipos foram apresentados como trabalho de conclusão da Disciplina de Cosméticos 2016.1, sob orientação do Prof. Dr. André Luis Menezes.

Foram quatro meses de estudos e ensaios em diferentes laboratórios da Universidade para desenvolver dois tipos de sabonete líquido, de usos pessoal e hospitalar, à base de alecrim e de canela; gel-creme esfoliante facial, contendo pó de casca de laranja; e gel lubrificante íntimo, produzido com jambu, planta típica da região Norte do Brasil.

O desenvolvimento dos protótipos faz parte da estratégia de aprendizagem baseada em equipes, utilizada na disciplina de Cosméticos. Os alunos apresentaram uma proposta de produto desde o primeiro dia de aula. Realizam ensaios físico-químicos, análises microbiológicas e performance. Ao final, defendem protótipos desenvolvidos no decorrer do período como um dos critérios de avaliação da disciplina. As habilidades desenvolvidas no período subsidiam a formação na área de Cosmetologia, capacitando os alunos para atuarem em atividades técnicas na área de Farmácia Magistral e Indústria Cosmética.

DSC 0852

Ian Jhems ( à direita) e Lucas Agostinho destacam eficiência do sabonete líquido para evitar infecções em hospitais

O grupo do estudante Ian Jhems trabalhou na elaboração do sabonete líquido com óleo de canela para assepsia das mãos de profissionais de saúde no ambiente hospitalar para conter a disseminação de bactérias. Além do baixo custo de produção, o sabonete se mostrou eficaz nos testes realizados pelos estudantes. “Por ser um óleo essencial natural de uma planta consumida largamente na alimentação, por si só, mostra que o produto não traz uma toxicidade, apresentando mais segurança no uso. Em relação ao potencial do óleo, foi demonstrado que, em pequenas doses, ele é capaz de eliminar os patógenos Escherichia coli e Staphylococcus aureus, maiores causadores da infecção hospitalar” explica Ian.

DSC_0856.JPG

Nara Raquel ( segurando protótimo menor) e equipe usaram alecrim para fazer sabonete líquido

Com foco em explorar mais a flora brasileira, o grupo da estudante Nara Raquel uso o óleo essencial de alecrim para fazer um sabonete líquido corporal. O cheiro suavizado do produto é outro atrativo para pessoas sensíveis a odores marcantes. “Depois de trabalhar com o alecrim em outra disciplina, ja havíamos descoberto que não era tóxico, possuía uma boa atividade antioxidante e boa função antimicrobiana. Incorporamos o alecrim no sabonete justamente para diminuir a resistência aos patógenos naturais e transitórios na pele: Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Candida albicans, fungo causador de infecções, como a candidíase.

altamiro.jpg

Altamiro Teixeira  e equipe buscaram aproveitar resíduos da laranja para formular gel esfoliante de rosto

O uso da casca da laranja entrou com ingrediente de destaque no gel-creme esfoliante facial desenvolvido pelo grupo de estudantes do qual Altamito Teixeira fez parte. O uso do esfoliante acelera o ciclo de renovação da pele, eliminando as células mortas da epiderme. O estudante destaca o caráter sustentável da matéria-prima usada com diferencial do produto. “A laranja é um dos principais alimentos que consumidos, com resíduos que não são reaproveitáveis. E a gente quis trazer justamente o bagaço da laranja para incorporar no nosso gel-creme”, esclarece.

Os protótipos foram apresentados a especialistas da área para avaliar a qualidade das formulações. O professor André explica que os testes continuarão e que algumas formulações têm potencial para chegar ao consumidor. “Serão necessários outros ensaios para, de fato, chegar ao mercado. Mas, durante os quatro meses do projeto, os alunos fizeram uma quantidade de testes químicos, físicos e biológicos relevante, que nos anina a continuar. Eles fizeram esses protótipos e nos devemos seguir para, quem sabe, proteger e fazer um depósito de patente para poder comercializar, finaliza Menezes”. 

DSC_0857.JPG

Professor André Luis Menezes ao lados dos alunos da disciplina de Cosméticos 2016.1 enfatiza caracter inovador dos protótipos

Fim do conteúdo da página