Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI é agraciada com obra artística de Jaider Esbell
Início do conteúdo da página

UFPI é agraciada com obra artística de Jaider Esbell

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

IMG 6862

Obra "O Piauí vai nascer" de Jaider Esbell

As Instituições de Ensino Superior não só tem o papel de contribuir com a formação acadêmica, mas também fomentar o apreço pelas práticas culturais nas sociedades em que se encontram inseridas. Nesse sentido, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na tarde desta sexta-feira (29) o encerramento da exposição artística "It Was Amazon". Na oportunidade, a Administração Superior da UFPI recebeu do artista plástico Jaider Esbell o quadro "O Piauí vai nascer".

IMG 6891

Segundo a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, é entusiasmante receber o presente das mãos do artista. "A exibição foi iniciada há cerca de 10 dias atrás, e contribuiu não só em trazer os elementos da natureza para a instituição, mas também por estimular a reflexão sobre o impacto do nosso comportamento no meio ambiente. A exposição vai além da representação das telas de artes, ela é essencial para discutir o ambiente na perspectiva do índio. Enquanto ao nosso presente, eu vejo como um prêmio, que será emoldurado, uma vez que, a mesma representa o Piauí, Teresina e, sobretudo, as pessoas que habitam essas terras", afirmou.

IMG 6892

Jaider Esbell explicando a sua exposição  "It was Amazon"

O Expositor Jaider esbell explicou o nome de sua obra que misturou elementos da natureza e elementos piauienses.  “A obra se chama 'O Piauí vai nascer', pois é uma perspectiva do estado do Piauí para encontrar de fato o seu caminho para o desenvolvimento, que vemos no dia-a-dia, com representações ambientais buscando essas respostas em coisas básicas como a rocha, pinturas rupestres e a paisagem preservada. Durante o esboço do quadro eu também considerei a alta inteligência do piauiense que é um povo trabalhador e que consegue buscar esses caminhos para vencer. Por fim, outro elemento é a importância da água nessa pintura”, ressaltou.

Confira o vídeo:

finalindio-play.jpg

 

Confira mais fotos:

IMG 6897

Fim do conteúdo da página