Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XV CISO discute criação de políticas públicas e pensamento político
Início do conteúdo da página

XV CISO discute criação de políticas públicas e pensamento político

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O segundo dia do XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais - CISO (XV CISO/PRE-ALAS 2012), ontem (05), foi marcado por discussões e minicursos sobre temáticas relacionadas a políticas públicas de construção social nas ciências humanas, tecnologia, sociologia e discussão sobre o pensamento social e político brasileiro. O XV CISO/PRÉ-ALAS 2012 prossegue até amanhã (07), nas salas do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, com 30 Grupos de Trabalho e conferências.


Durante a manhã, debates e mesas-redondas com professores de diversas partes do país abordaram temas ligados aos desafios e perspectivas das ciências sociais em relação ao desenvolvimento, ao meio ambiente e à paisagem humana.

Durante a mesa-redonda A Nova Inserção Brasileira no Sistema Internacional, o professor doutor Gilmar Antônio Bedin (UNIJUÍ) fez um alerta sobre o panorama da política de desenvolvimento econômico brasileiro no cenário mundial: "O Brasil deve avançar no processo de diminuição da desigualdade social, para inserção nesse novo cenário econômico".


À tarde, o evento contou com mostra de filmes nas salas de vídeo do CCHL e o início das sessões de mais de 30 Grupos de Trabalhos. As sessões se estenderão até amanhã (07) e contêm trabalhos de participantes de todo o Norte e Nordeste do país.

Para o professor doutor Washington Bonfim, membro da coordenação do XV CISO, apesar de o evento trazer consigo perspectivas distintas sobre temas variados, possibilita a integração entre vários Estados, sendo essa a ideia central do XV CISO.

"Eu, particularmente participei nos últimos seis meses do fórum, com a participação de muitos coordenadores no nosso Centro de Ciências Humanas e Letras-CCHL, sobre pós-graduação, e da Mesa que o Mestrado de Sociologia promoveu, cujo tema era desigualdades sociais. Realizar o CISO aqui é oportunidade de reunir discussões de vários Estados", ressaltou Washington Bonfim.

O XV CISO promoveu também, ainda ontem (05), sessão de homenagens a nomes importantes como Clóvis Moura, José Ribamar Santos e Raimundo Santana; e lançamento de livros. Dentre eles, o livro La de colonialidad de América Latina y La heterotopia de una comunidad de destino solidaria, de autoria do presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia, Paulo Henrique Martins.

Fim do conteúdo da página